BRAZIL DOES NOT NEED HUMAN AND SOCIAL SCIENCES: a possible reading of government advertising about Enem
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a15enMots-clés :
Communication, Science, Higher Education, Advertising, Government AdvertisingRésumé
This text presents a critical analysis of Enem's official dissemination campaigns in the years 2019 and 2020 amidst a scenario of political tensions between government and federal universities, also marked by the coronavirus pandemic. The study shows a partial representation, in the scope of Brazilian government advertising, sciences and higher education, characterized mainly by the overvaluation of courses in Health Sciences and courses traditionally valued by the labor market, such as Law and Engineering, in contrast to the relative invisibility of Human, Social Sciences and other areas of knowledge.
Téléchargements
Références
Agostini, R. (2019, abril 30). MEC cortará verba de universidade por “balbúrdia” e já enquadra UnB, UFF e UFBA. O Estado de S. Paulo [online]. Recuperado de https://bit.ly/3cD663e
Alexander, J. C., Giesen, B., Munch, R., & Smelser, N. J. (1987). The micro-macro link. (J. C. Alexander, B. Giesen, R. Munch, & N. J. Smelser, Orgs.). Berkeley, CA: University of California Press.
Anpof. (2019). Nota de repúdio a declarações do ministro da educação e do presidente da república [...]. Recuperado em 10 junho, 2019, de http://bit.ly/2lA7huI
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
BBC. (2020, maio 5). 6 momentos dos ataques de Bolsonaro contra a imprensa – BBC News Brasil. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bbc.in/3h7VE6H
Bolsonaro, J. (2019a, abril 8). Entrevista concedida à Rádio Jovem Pan sobre os primeiros 100 dias de governo. Recuperado em 24 abril, 2019, de http://bit.ly/2jVuibb
Bolsonaro, J. (2019b, abril 26). Post no Twitter @jairbolsonaro. Twitter. Recuperado de https://bit.ly/3cD4lD3
Carvalho, A. (2000). Opções metodológicas em análise de discurso: instrumentos, pressupostos e implicações. Comunicação e Sociedade 2, Cadernos d(14), 143–156.
Clarivate Analytics. (2017). Research in Brazil – A report for Capes by Clarivate Analytics (2011-2016). Recuperado de https://bit.ly/30uocRY
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. ([s.d.]). Tabela de Áreas do Conhecimento. Recuperado de https://bit.ly/2YifSlz
Cruz, A. (2020). Pró-reitores divulgam carta aberta sobre programa de bolsas de Iniciação Científica do CNPq. Recuperado em 30 abril, 2020, de https://bit.ly/3cJVG1a
Dijk, T. A. van. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia. Estudos na Análise Crítica do Discurso. (Z. Pinto-Coelho, Trad.). Porto: Campo das Letras.
Folha de S. Paulo. (2020, abril 16). Bolsonaro ataca jornalistas uma vez a cada 3 dias, aponta entidade de imprensa – 16/04/2020 – Poder – Folha. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bit.ly/2YdiAsF
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. ([s.d.]). Tabela de Áreas de Conhecimento. Capes. Recuperado de https://bit.ly/3haySuZ
G1. (2019, novembro 22). Ministro diz que há plantações de maconha em universidades. Recuperado em 29 maio, 2020, de https://glo.bo/3gBWSH6
G1. (2020, junho 8). Veículos de comunicação formam parceria para dar transparência a dados de Covid-19 | Política | G1. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://glo.bo/2XKzAax
Garcia, G., & Gomes, P. H. (2020, maio 19). Bolsonaro anuncia novo protocolo para uso da cloroquina. Recuperado em 7 junho, 2020, de https://glo.bo/3f1nTSL
Grandelle, R., & Kapa, R. (2018, novembro 9). Bolsonaro afirma que tentará “aparar” universidades e critica centros acadêmicos. Recuperado em 4 dezembro, 2018, de https://glo.bo/2RX7Tbe
Ilhéu, T. (2019, abril 29). Por que reduzir investimento na área de Humanas não faz sentido no Brasil. Guia do Estudante. Recuperado de https://bit.ly/3f1rbp4
Japão. (2018). Basic Policy on Promotion of Science, Technology and Innovation for Sustainable Development Goals (STI for SDGs). Recuperado de https://bit.ly/2XHELbs
Lima, D. (2019, maio 1). Ministro também quer cortar bolsa que financia pesquisa com ‘viés ideológico’’’. Folha de S. Paulo – Blog Painel. Recuperado de https://bit.ly/2Utx3Qi
Ministério da Saúde. (2020, abril 2). Cerca de 5 milhões de profissionais de saúde serão cadastrados. Recuperado em 9 junho, 2020, de https://bit.ly/2YiUcWH
O Globo. (2020, maio 7). Relembre algumas vezes que Bolsonaro ignorou o isolamento social. Recuperado em 7 junho, 2020, de https://glo.bo/3f7unj9
Orlandi, E. P. (2015). Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes.
Pêcheux, M. (1969). Analyse automatique du discours. Paris: Dunod.
Pêcheux, M. (1990). O Discurso: estrutura ou acontecimento. (E. P. Orlandi, Trad.). Campinas: Pontes.
Revista Fórum. (2019, abril 26). “Pode estudar Filosofia? Pode. Com dinheiro próprio”. Recuperado em 8 junho, 2020, de https://bit.ly/2XJz0Kl
Rocha, D., & Deusdará, B. (2006). Análise de conteúdo e análise do discurso: o lingüístico e seu entorno. Delta [online], 22(1), 29–52.
Sakamoto, L. (2020, fevereiro 7). De “parasita” a “zebra gorda”, servidor público é alvo do governo Bolsonaro. Recuperado em 29 maio, 2020, de https://bit.ly/3dSfEIo
Wodak, R., & Meyer, M. (2001). Methods of Critical Discourse Analysis. Londres: Sage Publications.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.