DECOLONIZAR O PRECARIADO EM MEIO À PANDEMIA: Covid-19 versus Ciências Humanas
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a6ptPalavras-chave:
Covid-19, pensamento decolonial, Ciências Humanas, EducaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é defender a importância do pensamento decolonial para superar as atuais e futuras consequências da crise causada pela pandemia da doença Covid-19. Procura-se demonstrar a relação entre a ausência de reconhecimento das Ciências Humanas, sobretudo quando orientadas pelo pensamento decolonial, e a catástrofe que tem se abatido sobre o Brasil durante a pandemia atual. O referencial teórico que orienta o trabalho combina o viés histórico e o viés sociológico, complementados por notícias recentes sobre os desdobramentos da pandemia no Brasil. Argumenta-se que deixar de lado as Ciências Humanas para, supostamente, priorizar os investimentos nas Ciências Biológicas não passa de um engodo do Poder Público.
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