DECOLONIZAR O PRECARIADO EM MEIO À PANDEMIA: Covid-19 versus Ciências Humanas

Autores

  • Marina Grilli USP

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a6pt

Palavras-chave:

Covid-19, pensamento decolonial, Ciências Humanas, Educação

Resumo

O objetivo deste trabalho é defender a importância do pensamento decolonial para superar as atuais e futuras consequências da crise causada pela pandemia da doença Covid-19. Procura-se demonstrar a relação entre a ausência de reconhecimento das Ciências Humanas, sobretudo quando orientadas pelo pensamento decolonial, e a catástrofe que tem se abatido sobre o Brasil durante a pandemia atual. O referencial teórico que orienta o trabalho combina o viés histórico e o viés sociológico, complementados por notícias recentes sobre os desdobramentos da pandemia no Brasil. Argumenta-se que deixar de lado as Ciências Humanas para, supostamente, priorizar os investimentos nas Ciências Biológicas não passa de um engodo do Poder Público.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

GRILLI, Marina. DECOLONIZAR O PRECARIADO EM MEIO À PANDEMIA: Covid-19 versus Ciências Humanas. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 3, p. a6pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a6pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9485. Acesso em: 13 nov. 2024.