AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS

Autores

  • Luciana de Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p834

Palavras-chave:

Licenciatura, Tecnologia Digital, Autoria, Docência

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar quais são as dificuldades que os licenciandos da disciplina Tecnodocência ofertada no primeiro semestre de 2019 apresentam em relação à utilização de Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs). A pesquisa qualitativa de caráter exploratório, investiga cinco grupos interdisciplinares formados por licenciandos de diferentes áreas do conhecimento. Os dados foram coletados a partir dos roteiros e dos MADEs propriamente ditos. Diante de uma análise interpretativa, constatou-se que os licenciandos, ao utilizarem tecnologia digital, trouxeram o aluno para o centro do processo de ensino, aprendizagem e avaliação; apresentaram dificuldades em relacionar os conteúdos de diferentes áreas de forma interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Adjunta da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). E-mail: luciana@virtual.ufc.br

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

LIMA, Luciana de. AS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS COM O USO DE MATERIAIS AUTORAIS DIGITAIS EDUCACIONAIS. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 834–856, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p834. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7767. Acesso em: 28 dez. 2024.