CONSTRUCCIÓN DE VÍDEO COMPARTIDO PARA LA EDUCACIÓN DE PERSONAS MAYORES HIPERTENSAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p933Palabras clave:
Vídeo, Idosos, Hipertensão, Educação em Sa´úde, VideoResumen
El artículo describe la experiencia en la elaboración de material educativo, un formato de video artístico creado colectivamente por investigadores y ancianos hipertensos, como una estrategia para obtener una actitud reflexiva, participativa y autónoma sobre su enfermedad, el autocuidado y el uso correcto y seguro de los medicamentos.
Descargas
Citas
ARAÚJO, T. C. C. F., GUIMARÃES, T. B. Interações entre voluntários e usuários em oncologia hematologia pediátrica: um estudo sobre os “palhaços doutores”. Estudo e Pesquisas em Psicologia. UERJ: RJ, ano 9, n. 3, p. 632-647, 2009.
MOTTA, A. B., ENUMO, S. R. F. Brincar no Hospital: Câncer Infantil e Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização. Psicologia, Saúde & Doenças. v. 3, n. 1, 2002. 23-41p.
OLIVEIRA, R. R., OLIVEIRA, I. C. S. Os Doutores da Alegria na Unidade de Internação Pediátrica: experiências da equipe de enfermagem. Escola Anna Nery Rav Enfermagem. Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2008. 230-236p.
OLIVEIRA, V. B. O Brincar e a Saúde: dez anos de Produção Científica. Bol. Acad. Paulista de Psicologia. Academia Paulista de Psicologia: São Paulo, v. 32, n. 83, 2012. 274-289P.
OLIVEIRA, R. R., OLIVEIRA, I. C. S. Os Doutores da Alegria na Unidade de Internação Pediátrica: Experiências da equipe de Enfermagem. Esc. Anna Nery Revista EnfermGEM, v. 12, nº 2, 2008, 230-6p.
MASETTI, M. Doutores da ética da alegria. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. v. 9, n. 17, p. 453-458, 2005.
OLIVEIRA, V. B. O Brincar e a Saúde: dez anos de produção científica. Bol. Acad. Paulista de Psicologia, São Paulo. v. 32, nº 83, 2012, 274-289p.
MOTTA, A. B., ENUMO, S. R. F. Brincar no Hospital: Câncer infantil e Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 3, nº 1, 2002, 23-41p.
COUTO, Y. A. A Arte, O Jogo, A Dança e a Brincadeira: dos primórdios lúdicos aos processos de civilização e cultura. Poésis Pedagógica, Catalão, GO, v. 11, nº 1, 2013, 38-53p.
BANIWA, G. L. Diversidade Cultural, Educação e a Questão Indígena. Diversidade Cultural da Proteção a Promoção. Autentica ed., 2008 p. 72.
DANTAS, V. L.A. Narrativas de cuidados em Saúde pelos Caminhos da Artes. In: Vivência da Educação Popular na Atenção Primária à Saúde: A REALIDADE E A UTOPIA. MANO, M. A. M.; PRADO, E. E. (org.). São Carlos: Editora EdUSFCar, 2010. 39-54 p.
MITRE, S. M., SIQUERIA-BATISTA, R., GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M., MORAIS-PINTO, N. M., MEIRELLES, C. A. B., PINTO-PORTO, C., MOREIRA, T., HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, n. 13, supl. 2, p. 2133-2144, 2008.
FALKENBERG, M. B., MENDES, T. P. L., MORAES, E. P, SOUZA, E. M. Educação em Saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência e Saúde Coletiva, n. 19 (3), p. 847-852, 2014.
FREIRE, P. R. Pedagogia do Oprimido. 21ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
____________. Extensão ou comunicação? 11ª edição. Paz e Terra, São Paulo, 1977. 93 p.
____________. O Revolucionário Educador. Instituto Paulo Freire. Disponível na internet em: http://www.paulofreire.org/videos. Acesso em 20 de jul. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.