SHARED VIDEO CONSTRUCTION FOR HIGHER EDUCATION FOR THE ELDERLY

Authors

  • CAROLINA GALGANE LAGE MIRANDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS https://orcid.org/0000-0002-2003-4342
  • Mauro Silveira Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • José Lamartine Soares-Sobrinho Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p933

Keywords:

Vídeo, Idosos, Hipertensão, Educação em Sa´úde, Video

Abstract

The article describe the experience about the elaboration of educational material, an artistic video format created collectively by hypertensive researchers and seniors, as a strategy to obtain a reflexive, participatory and autonomous attitude about their illness, self care and correct and safe use of medications.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

CAROLINA GALGANE LAGE MIRANDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG (2004), com habilitação em Farmácia Industrial, pela UFMG (2005). Doutora em Inovação Terapêutica da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, na linha de pesquisa: Desenvolvimento Tecnológico de Medicamentos, com a pesquisa: "Arte na Educação em Saúde: Ensino e Aprendizagem para Transformar relações". Mestre em Inovação Terapêutica - PPGIT/UFPE, na linha de pesquisa: Região, Território e Inovação em Saúde. Com a pesquisa: "Atenção farmacêutica: considerações para a Política Nacional a partir da cidade de Palmas". Tem experiência na área de Políticas de Saúde, com ênfase em Educação em Saúde, Educação Popular em Saúde, Saúde Coletiva, Assistência Farmacêutica, Atenção Farmacêutica. Pós-Graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, desenvolveu sua pesquisa sobre o Processo de Criação do espetáculo "Breu" do Grupo Corpo, e a Teoria Geral dos Sistemas Complexos de Bungue. Contemplada com os Prêmios da Fundação Nacional de Artes: Prêmio Klauss Vianna de Dança; Prêmio Funarte Artes de Rua; e o Prêmio Myriam Munis de Teatro. Sendo uma das fundadoras da Companhia Lamira Artes Cênicas, no qual já recebeu inúmeras Premiações e Editais Culturais Nacionais, Instituições Particulares e Bancárias.

References

ARAÚJO, T. C. C. F., GUIMARÃES, T. B. Interações entre voluntários e usuários em oncologia hematologia pediátrica: um estudo sobre os “palhaços doutores”. Estudo e Pesquisas em Psicologia. UERJ: RJ, ano 9, n. 3, p. 632-647, 2009.

MOTTA, A. B., ENUMO, S. R. F. Brincar no Hospital: Câncer Infantil e Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização. Psicologia, Saúde & Doenças. v. 3, n. 1, 2002. 23-41p.

OLIVEIRA, R. R., OLIVEIRA, I. C. S. Os Doutores da Alegria na Unidade de Internação Pediátrica: experiências da equipe de enfermagem. Escola Anna Nery Rav Enfermagem. Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2008. 230-236p.

OLIVEIRA, V. B. O Brincar e a Saúde: dez anos de Produção Científica. Bol. Acad. Paulista de Psicologia. Academia Paulista de Psicologia: São Paulo, v. 32, n. 83, 2012. 274-289P.

OLIVEIRA, R. R., OLIVEIRA, I. C. S. Os Doutores da Alegria na Unidade de Internação Pediátrica: Experiências da equipe de Enfermagem. Esc. Anna Nery Revista EnfermGEM, v. 12, nº 2, 2008, 230-6p.

MASETTI, M. Doutores da ética da alegria. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. v. 9, n. 17, p. 453-458, 2005.

OLIVEIRA, V. B. O Brincar e a Saúde: dez anos de produção científica. Bol. Acad. Paulista de Psicologia, São Paulo. v. 32, nº 83, 2012, 274-289p.

MOTTA, A. B., ENUMO, S. R. F. Brincar no Hospital: Câncer infantil e Avaliação do Enfrentamento da Hospitalização. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 3, nº 1, 2002, 23-41p.

COUTO, Y. A. A Arte, O Jogo, A Dança e a Brincadeira: dos primórdios lúdicos aos processos de civilização e cultura. Poésis Pedagógica, Catalão, GO, v. 11, nº 1, 2013, 38-53p.

BANIWA, G. L. Diversidade Cultural, Educação e a Questão Indígena. Diversidade Cultural da Proteção a Promoção. Autentica ed., 2008 p. 72.

DANTAS, V. L.A. Narrativas de cuidados em Saúde pelos Caminhos da Artes. In: Vivência da Educação Popular na Atenção Primária à Saúde: A REALIDADE E A UTOPIA. MANO, M. A. M.; PRADO, E. E. (org.). São Carlos: Editora EdUSFCar, 2010. 39-54 p.

MITRE, S. M., SIQUERIA-BATISTA, R., GIRARDI-DE-MENDONÇA, J. M., MORAIS-PINTO, N. M., MEIRELLES, C. A. B., PINTO-PORTO, C., MOREIRA, T., HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde Coletiva, n. 13, supl. 2, p. 2133-2144, 2008.

FALKENBERG, M. B., MENDES, T. P. L., MORAES, E. P, SOUZA, E. M. Educação em Saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência e Saúde Coletiva, n. 19 (3), p. 847-852, 2014.

FREIRE, P. R. Pedagogia do Oprimido. 21ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

____________. Extensão ou comunicação? 11ª edição. Paz e Terra, São Paulo, 1977. 93 p.

____________. O Revolucionário Educador. Instituto Paulo Freire. Disponível na internet em: http://www.paulofreire.org/videos. Acesso em 20 de jul. 2019.

Published

2019-10-01

How to Cite

MIRANDA, CAROLINA GALGANE LAGE; CASTRO, Mauro Silveira; SOARES-SOBRINHO, José Lamartine. SHARED VIDEO CONSTRUCTION FOR HIGHER EDUCATION FOR THE ELDERLY. Observatory Journal, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 933–948, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p933. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7236. Acesso em: 22 nov. 2024.