UM MAPA É UMA COISA IMPOSSÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p885

Palavras-chave:

Educação geográfica, Cartografia escolar, Arte contemporânea, Bordado

Resumo

Ao contar sobre um dos processos de construção da minha tese de doutorado em educação, afirmo combates os modos predominantes como a cartografia é ensinada nas escolas. Seja pela reprodução como imagem estática dos fenômenos espaciais, ou como discurso que fixa a leitura do mundo, a cartografia escolar foi considerada um problema na pesquisa. Porém, mais do que definir outro meio didatizante de ensinar cartografia, esta tese escolhe pela criação de resistências na educação geográfica ao se aproximar da arte contemporânea. O que pode a arte contemporânea diante do que parece não se mover com a cartografia escolar? Acionei, pela invenção e abertura ao sensível, outras estéticas cartográficas a partir da imersão em oficinas de bordado, colagem e gravuras. Exercitei ao longo da tese o pensamento através da potência dessas ferramentas artísticas, com a educação geográfica como parte de um processo formativo emaranhado pela arte e pela educação. Ao afirmar o desejo de operar com as imagens cartográficas como expressão e sensação ao traçar sobre a cartografia escola possibilidades de exercitar a imaginação e outros modos de ler o mundo. Algo ainda indefinido, provisório, não localizável nos manuais de metodologias de ensino, que ainda possa estar de passagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Rousseng Dal Pont, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: Centro Universitário Municipal de São José, USJ, Brasil. E-mail: karinardalpont@gmail.com

Referências

SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

DAL PONT, Karina Rousseng. UM MAPA É UMA COISA IMPOSSÍVEL. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 885–892, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p885. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5574. Acesso em: 29 mar. 2024.