A AGONIA DO ESPÍRITO EMANCIPADOR DA EDUCAÇÃO PERANTE A INTEGRAÇÃO ESPETACULAR DA SOCIEDADE DE CONSUMO NA FORMAÇÃO ALIENADA

Autores

  • Renato Nunes Bittencourt Faculdade de Duque de Caxias-UNIESP

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p414

Palavras-chave:

Emancipação, mercantilização do ensino, relações de poder

Resumo

O texto aborda alguns aspectos próprios da mercantilização do ensino como produto para os consumidores de diplomas, a partir da constatação de que a Educação, longe de ser um palco neutro da estrutura social, é um dispositivo repleto de discursos ideológicos que falseiam as relações de produção. Argumenta que, despeito do projeto iluminista de considerar a Educação como uma atividade emancipadora do indivíduo, pode-se constatar que na sociedade capitalista a conversão do sistema educacional aos seus paradigmas alienantes gera uma mitificação do ofício pedagógico como se este fosse uma prática desinteressada, quando em verdade estabelece intricadas relações de poder.

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, Faculdade de Duque de Caxias-UNIESP

Doutor, mestre e graduado em Filosofia pelo PPGF-UFRJ. Professor da Faculdade CCAA e da Faculdade de Duque de Caxias-UNIESP. E-mail: renatonunesbittencourt@gmail.com.

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Publicado

2018-04-01

Como Citar

BITTENCOURT, Renato Nunes. A AGONIA DO ESPÍRITO EMANCIPADOR DA EDUCAÇÃO PERANTE A INTEGRAÇÃO ESPETACULAR DA SOCIEDADE DE CONSUMO NA FORMAÇÃO ALIENADA. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 414–432, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p414. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5124. Acesso em: 20 abr. 2024.