(RE) PENSAR A CULTURA: subvenção da mídia regional e da identidade
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p396Palavras-chave:
Mídia, Cultura, Regional, identidade, TV DiárioResumo
Repensar, conceitualmente, sobre cultura e as contribuições no campo da mídia regional tendo como exemplo uma emissora de televisão do Estado do Ceará, cuja característica perpassa a identidade é o objetivo deste artigo. Numa abordagem teórico conceitual traçamos uma argumentação macro, metodologicamente embasada numa pesquisa qualitativa e bibliográfica para adiante descrever, empiricamente, num procedimento de Estudo de Caso (YIN, 2001) a TV Diário, da cidade de Fortaleza, do Sistema Verdes Mares como demonstração de um produto que nutre e vivifica a cultura regional. Conclui-se que a cultura é identificadora e representativa de padrões, de modismos, mas também de tradições e valores.
Downloads
Referências
BAZI, Rogério E. Rodrigues. TV Regional: trajetória e perspectivas. Campinas: Alínea, 2001.
CABRAL, Eula Dantas Taveira. Rede Amazônica de Rádio e Televisão e seu processo de regionalização (1968 a 1998). Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, 2000.
______. A regionalização da mídia televisiva brasileira. XI Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, 2006, São Bernardo do Campo
CANCLINI, Nestor Garcia. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: EPC, 1997.
CUCHE, D. La notion de culture dans lês sciences sociales. La Découverte. Col., “Repères”: Paris, 1996.
GARCÍA, Xosé López. A prensa local e comarcal en Galicia. Santiago de Compostela: Edicions Lea, 1992.
LIMA, Maria Érica de Oliveira. Somzoom Sat: do local ao global. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, 2005.
______. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EdUFRN, 2010.
LIMA, Maria Érica de Oliveira; LOPES, John Willian. Rede Somzoom Sat: uma atualização da mídia regional (2005-2015). XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. São Paulo: Intercom, 2015.
MACIÁ MERCADÉ, Juan. La fuerza del periodismo local en la era de la globalizacón electrónica. In: RAMOS FERNÁNDEZ, Fernando. Estúdios de periodística V. Facultad de Ciencias Sociales, Universidade de Vigo, Pontevedra, 1997. p. 45-67.
MARÇOLLA, Rosângela; OLIVEIRA, Roberto Reis. (Org.). Estudos de mídia regional paulista. São Paulo: Arte & Ciência, 2010.
SLAVIERO, Daniel Pimentel. Regionalização da mídia. Observatório de Imprensa, 2009. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/regionalizacao-da-midia>. Acesso em: 15 abr. 2016.
WARNIER, Jean-Pierre. A mundialização da cultura. Bauru/SP: Edusc, 2000.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.