TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: produção de recurso educacional aberto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p965

Palavras-chave:

REA; tecnologias digitais; ensino de História.

Resumo

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino-aprendizagem, em qualquer suporte ou mídia, sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, que podem ser utilizados ou adaptados e distribuídos por terceiros (UNESCO, 2012). Neste artigo é apresentado um panorama das discussões brasileiras sobre REA, bem como reflexões sobre as tecnologias e o ensino de História, a fim de elaborar um REA, utilizando o Prezi. Assim, foi possível evidenciar as potencialidades da produção de REA para o ensino de História, contribuindo para as reflexões sobre a temática na formação inicial e continuada dos professores.

 

PALAVRAS-CHAVE: REA; tecnologias digitais; ensino de História.

 

 

ABSTRACT

Open Educational Resources (OER) are teaching-learning materials in any media or medium, public domain or openly licensed, that can be used or adapted and distributed by third parties (UNESCO, 2012). This article presents an overview of the Brazilian discussions on OER, as well as reflections on the technologies and the teaching of History, in order to elaborate an OER using Prezi. Thus, it was possible to highlight the potential of the production of OER for the teaching of History, contributing to the reflections on the theme in the initial and continuing formation of teachers.

 

KEYWORDS: OER; digital technologies; teaching history.

 

 

RESUMEN

Los Recursos Educativos Abiertos (REA) son materiales de enseñanza-aprendizaje, en cualquier soporte o medios, bajo dominio público o licenciados de manera abierta, que pueden ser utilizados o adaptados y distribuidos por terceros (UNESCO, 2012). En este artículo se presenta un panorama de las discusiones brasileñas sobre REA, así como reflexiones sobre las tecnologías y la enseñanza de Historia, a fin de elaborar un REA, utilizando el Prezi. Así, fue posible evidenciar las potencialidades de la producción de REA para la enseñanza de Historia, contribuyendo a las reflexiones sobre la temática en la formación inicial y continuada de los profesores.

 

PALABRAS CLAVE: REA; tecnologías digitales; la enseñanza de la historia.

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Biografia do Autor

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga. Mestre em Educação pela Unicamp sobre Educação, Tecnologia e Lousa Digital. Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: rosaria@uft.edu.br.

Daniel Bueno da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduando em Licenciatura em História na Universidade Federal do Tocantins (Campus de Araguaína). Bolsista de Iniciação Científica (CNPq). E-mail: daniel2014bs@gmail.com.

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Publicado

2018-10-08

Como Citar

NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; DA SILVA, Daniel Bueno. TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: produção de recurso educacional aberto. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 965–984, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p965. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4569. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre