DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE SERVIDORES PÚBLICOS ATRAVÉS DO E-LEARNING: um estudo de caso no ensino

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p50

Mots-clés :

Gestão por compatências, Educação a Distância, Estudo de Caso

Résumé

A presente pesquisa tem o objetivo de examinar a contribuição de um curso de especialização, no formato e-learning, oferecido para servidores de uma IFES para o desenvolvimento de competências. Esta é uma pesquisa exploratória que utiliza uma abordagem qualitativa. A coleta de dados incluiu pesquisa documental e pesquisa de campo com a aplicação de um questionário online junto aos servidores da IFES que realizaram o curso. Após a investigação, chegou-se às considerações de que as estratégias de gestão do conhecimento utilizadas no curso viabilizaram sustentação e desenvolvimento e sustentação para as competências pretendidas. Contudo foram identificadas limitações na capacidade de liderança e na visão sistêmica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Walber Lins Pontes, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Professor Adjunto do Curso de Administração. E-mail: walberpontes@gmail.com.

Ademir da Rosa Martins, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Professor Titular do Curso de Administração presencial, atual Coordenador do Curso de Administração à Distância e Professor pesquisador do Núcleo de Educação à Distância (NEAD) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), E-mail: ademir.ead@gmail.com

Ananda Raquel Silva Coutinho, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Gestão Pública e Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  E-mail: ananda.ead@gmail.com.

Références

AMARAL, R. M. Gestão de pessoas por competência em organizações públicas. In: SIMPÓSIO DE DIRETORES DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE, 5., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: UNICAMP, 2008. Disponível em: . Acesso: 30 jun. 2016.

BASTOS, O. P. M. Diagnóstico e avaliação de T&D: processo de T&D. In: BOOG, G. G. (Org.). Manual de treinamento e desenvolvimento ABTD. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.

BEHAR, P. Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BOOG, G. G. (Org.). Manual de treinamento e desenvolvimento ABTD. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.

BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 1, p. 8-15, 2001.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Seção 1, p. 1.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 fev. 2006a. Seção 1, p. 3.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 jun. 2006b. Seção 1, p. 64.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 abr. 1991. Seção 1, p. 1.

DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2008.

FERREIRA, V. C. P. et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

HAMBLIN, A. C. Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.

ISAMBERT-JAMATI, V. O apelo à noção de competência na revista L’Orientation Scolaire et Profissionelle. In: ROPÉ, F.; TANGUY, L. (Org.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 103-133.

KENSKI, J. M.; BRUNSTEIN, J. Limites e possibilidade do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais. Revista Eletrônica de Administração. Porto Alegre, v. 16, n. 3, set./dez. 2010. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38841/25037>. Acesso em: 21 jun. 2016.

KIRKPATRICK, D. L. Evaluating training programs: the four levels. 2. nd. San Francisco: Berrett-Koehler, 1998.

LEME, R. Aplicação prática de gestão de pessoas por competência: mapeamento, treinamento, seleção avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de janeiro: Qualitymark, 2005.

MACIEL, A. V. M.; GONÇALVES, S. M. G. Desenvolvimento de competências no Ministério da Educação. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 2., 2013, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: [S. n.], 2013. Disponível em: <http://consad.org.br/wp-content/uploads/2013/02/DESENVOLVIMENTO-DE-COMPET%C3%8ANCIAS-GERENCIAIS-NO-MINIST%C3%89RIO-DA-EDUCA%C3%87%C3%83O2.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2016.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

MELO, P. A. A. et al. Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2015.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

MORAES, R. C. Educação a distância e ensino superior: introdução didática a um tema polêmico. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.

CASTRO NETO, M.; GUTIERREZ, A. J. C.; ULBRICHT, V. R. Educação a distância sem distância. Florianópolis: Pandion, 2009.

OLIVEIRA, J. A.; MEDEIROS, M. P. M. Gestão de pessoas no setor público. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES / UAB, 2011.

PARRY, S. B. The quest for competences. Training, p. 48-54, July, 1996.

PIRES, K. et al. Gestão por competências em organizações de governo. Brasília, DF: ENAP, 2005.

PONTES, W. L. A qualidade percebida na recomendação de objetos de aprendizagem: um olhar a partir dos estados de ânimo dos alunos de graduação. 74 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2016.

ROSENBERG, M. J. E-Learning: strategies for delivering knowledge in the digital age. New York: McGraw-Hill, 2001.

ZARIFIAN, P. Objectif compétence. Paris: Liaisons, 1999.

Publié-e

2019-05-01

Comment citer

PONTES, Walber Lins; MARTINS, Ademir da Rosa; COUTINHO, Ananda Raquel Silva. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE SERVIDORES PÚBLICOS ATRAVÉS DO E-LEARNING: um estudo de caso no ensino. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 50–84, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p50. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4492. Acesso em: 22 nov. 2024.