DESARROLLO DE COMPETENCIAS DE SERVIDORES PÚBLICOS ATRAVÉS DEL E-LEARNING: un estudio de caso en la enseñanza
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p50Palabras clave:
Gestão por compatências, Educação a Distância, Estudo de CasoResumen
La presente investigación tiene el objetivo de examinar la contribución de un curso de especialización, en formato e-learning, ofrecido para servidores de una IFES para el desarrollo de competencias. Esta es una investigación exploratoria que utiliza un enfoque cualitativo. La recolección de datos incluyó investigación documental y investigación de campo con la aplicación de un cuestionario in línea junto a los servidores de la IFES que realizaron el curso. Después de la investigación, se llegó a las consideraciones de que las estrategias de gestión del conocimiento permitieron sustentación y desarrollo y sustentación para las competencias pretendidas. Sin embargo se identificaron limitaciones en la capacidad de liderazgo y en la visión sistémica.
Descargas
Citas
AMARAL, R. M. Gestão de pessoas por competência em organizações públicas. In: SIMPÓSIO DE DIRETORES DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE, 5., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: UNICAMP, 2008. Disponível em: . Acesso: 30 jun. 2016.
BASTOS, O. P. M. Diagnóstico e avaliação de T&D: processo de T&D. In: BOOG, G. G. (Org.). Manual de treinamento e desenvolvimento ABTD. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.
BEHAR, P. Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BOOG, G. G. (Org.). Manual de treinamento e desenvolvimento ABTD. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.
BRANDÃO, H. P.; GUIMARÃES, T. A. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo constructo? Revista de Administração de Empresas, v. 41, n. 1, p. 8-15, 2001.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 fev. 2006a. Seção 1, p. 3.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 jun. 2006b. Seção 1, p. 64.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 abr. 1991. Seção 1, p. 1.
DUTRA, J. S. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2008.
FERREIRA, V. C. P. et al. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GRAMIGNA, M. R. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
HAMBLIN, A. C. Avaliação e controle do treinamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.
ISAMBERT-JAMATI, V. O apelo à noção de competência na revista L’Orientation Scolaire et Profissionelle. In: ROPÉ, F.; TANGUY, L. (Org.). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 103-133.
KENSKI, J. M.; BRUNSTEIN, J. Limites e possibilidade do e-learning no desenvolvimento de competências gerenciais. Revista Eletrônica de Administração. Porto Alegre, v. 16, n. 3, set./dez. 2010. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38841/25037>. Acesso em: 21 jun. 2016.
KIRKPATRICK, D. L. Evaluating training programs: the four levels. 2. nd. San Francisco: Berrett-Koehler, 1998.
LEME, R. Aplicação prática de gestão de pessoas por competência: mapeamento, treinamento, seleção avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de janeiro: Qualitymark, 2005.
MACIEL, A. V. M.; GONÇALVES, S. M. G. Desenvolvimento de competências no Ministério da Educação. In: CONGRESSO CONSAD DE GESTÃO PÚBLICA, 2., 2013, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: [S. n.], 2013. Disponível em: <http://consad.org.br/wp-content/uploads/2013/02/DESENVOLVIMENTO-DE-COMPET%C3%8ANCIAS-GERENCIAIS-NO-MINIST%C3%89RIO-DA-EDUCA%C3%87%C3%83O2.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2016.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MELO, P. A. A. et al. Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2015.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
MORAES, R. C. Educação a distância e ensino superior: introdução didática a um tema polêmico. São Paulo: Senac São Paulo, 2010.
CASTRO NETO, M.; GUTIERREZ, A. J. C.; ULBRICHT, V. R. Educação a distância sem distância. Florianópolis: Pandion, 2009.
OLIVEIRA, J. A.; MEDEIROS, M. P. M. Gestão de pessoas no setor público. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES / UAB, 2011.
PARRY, S. B. The quest for competences. Training, p. 48-54, July, 1996.
PIRES, K. et al. Gestão por competências em organizações de governo. Brasília, DF: ENAP, 2005.
PONTES, W. L. A qualidade percebida na recomendação de objetos de aprendizagem: um olhar a partir dos estados de ânimo dos alunos de graduação. 74 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2016.
ROSENBERG, M. J. E-Learning: strategies for delivering knowledge in the digital age. New York: McGraw-Hill, 2001.
ZARIFIAN, P. Objectif compétence. Paris: Liaisons, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.