A ESCOLA E O MUNDO: pressupostos para a integração da atualidade na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p638Palavras-chave:
crianças, literacia mediática, media, escola, atualidadeResumo
No contexto atual de transformações sociais e tecnológicas, a escola deve proporcionar modelos de ensino-aprendizagem que possam auxiliar as crianças a compreender o mundo no qual vivem, e a desenvolver competências de literacia mediática. É com base nesta premissa que desenvolvemos este estudo com o propósito de debater sobre como a escola ajuda as crianças a conhecer o mundo mediato e o imediato. Através da administração de questionários a uma amostra de 690 crianças portuguesas (8-12 anos), os resultados permitem concluir que a escola não integra os assuntos da sociedade e do mundo, na sala de aula, embora as crianças demonstrem o desejo de que estes temas possam ser abordados neste contexto.
Downloads
Referências
DELORME, M.I.C. As Crianças e as Notícias da Televisão. Educação em Revista, v.29, n.2, p. 205-223, 2013.
GIDDENS, A. Sociología. 5. ed. Madrid: Alianza Editorial, 2006.
GONNET, J. Educação para os media: as controversas fecundas. Porto: Porto Editoria, 2007.
HASEBRINK, U.; PAUS-HASEBRINK, I. Trends in Children`s Consumption of Media. In: LEMISH, D. (Ed.). The Routledge International Handbook of Children, Adolescents and Media. London & new York: Routledge, 2013. p. 31-38.
JAMES, A.; JENKS, C.; PROUT, A. Theorizing Childhood. Cambridge: Polity Press, 1998.
JANZEN, M. D. Where is The (Postmodern) Child in Early Childhood Education Research?`. Early Years: An International Journal of Research and Development, v.28, n.3, p. 287-298, 2008.
LEMISH, D. “This is Our War:” Israeli Children Domesticating the War in Iraq. In: LEMISH, D.; GOTZ, M. (Eds.). Children and Media in Times of War and Conflit. USA: Hampton Press, 2007. P. 57-74.
LEMISH, D.; GOTZ, M. (eds.) Children and Media in Times of War an Conflit. USA: Hampton Press, 2007.
MOORE, D. C. Bringing the World to School: Integrating News and Media Literacy in Elementary Classrooms. Journal of Media Literacy Education, v.5, n.1, p. 326-336, 2013.
MOLEN, J.H.W.V.D.; KONIJN, E.A. Dutch Children`s Emotional Reactions to News About the War in Iraq: Influence of Media Exposure, Identification and Empathy. In: LEMISH, D.; GOTZ, M. (Eds.). Children and Media in Times of War and Conflit. USA: Hampton Press, 2007. p. 75-98.
PONTE, C. Crianças e Media: Pesquisa Internacional e Contexto Português do Século XIX à Atualidade. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2012
PONTE, C. Introduction: Researching the Roles of News in Children`s and Young People`s Identities. Journal of Audience & Reception Studies, v.11, n. 1, p. 99-107, 2014
PROUT, A. Reconsiderando a Nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v.40, n. 141, p. 729-750, 2010
SETTON, M. Família, Escola e Mídia: Um Campo com Novas Configurações. Educação e Pesquisa, v.28, n.1, p. 107-116, 2002.
SILVA, M. Criança, Escola e TV: Parcerias na Leitura do Mundo. Comunicar, v.15, n. 31, p. 325-330, 2008.
RIDDLE, K et al. “People Killing People on the News”: Young Children`s Descriptions of Frightening Television News Content. Communication Quarterly, v.60, n. 2, p. 278-294, 2012.
WILSON, C. Alfabetización Mediática e Informacional: Proyecciones Didácticas. Comunicar, v.20, n. 39, p. 15-24, 2012.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.