AFRO-BRASILEIROS NO MUSEU PARANAENSE: silêncios, demandas públicas e ressignificações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p113

Palavras-chave:

Historia Pública, História do Paraná, Ensino de História, escravidão, pós-abolição

Resumo

Pautado pelo interesse em refletir sobre a relação do público com o passado e sobre a construção de narrativas de passado destinadas a grandes públicos, este artigo insere-se no âmbito do que vem sendo designado História Pública. Nele, abordamos a maneira como a população afro-brasileiratem sido representada no Museu Paranaense, instituição de preservação da memória situada na cidade de Curitiba. Como essa entidade tem forte ação educativa junto a escolas da região, o artigo também tem relação constituída com o Ensino de História. Buscamos com ele demonstrar que, tendo sido constituído para forjar uma identidade paranaensefortemente marcada pela valorização da história da imigração de origem europeia, o museu tem silenciado sobre a presença de negros na formação populacional da região, esvanecendo ou limitando a abordagemdas experiências de escravidão e do pós-abolição na história local. Embora essa característica ainda se mantenha no circuito expositivo do museu, sob demandas sociais de grupos afrodescendentes, a instituição vem buscando recompor a narrativa histórica até então estabelecida. Desse percurso de silenciamento, dos desafios para a recomposição das histórias contadas é que trata esse artigo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseli Maria Nunes Mendonça, Universidade Federal do Paraná

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, na qual também se graduou (1988) e concluiu mestrado (1995). É professora na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase na História do Brasil do século XIX e da Primeira República, tratando de temáticas relacionadas à História Social do Trabalho (imigração, escravidão, trabalho compulsório, experiência de afrodescendentes no Pós-Abolição), às relações entre História, Direito e Justiça, Ensino de História e História Pública. E-mail: jmendon123@gmail.com.

Renê Wagner Ramos, Museu Paranaense de Curitiba

Doutorando em História pela Universidade de Passo Fundo. Graduação em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Atualmente é Historiador no Museu Paranaense – Curitiba. E-mail: renewramos@uol.com.br.

Referências

ARAUJO, Ana Lucia. “Local y global: Brasil y la memoria pública de laesclavitud”. In: PENEAU, Marisa. Huellas y legados de La esclavitud em las Américas: Proyecto UNESCO La Tura Del Esclavo. Buenos Aires: Editorial de La Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2012, pp. 212-134.

BEGA, Maria Tarcisa Silva. Letras e Política no Paraná: simbolistas e anticlericais na República Velha. Curitiba: Editora UFPR, 2013.

CARNEIRO, Cíntia Braga. O Museu Paranaense e Romário Martins: a busca de uma identidade para o Paraná.Curitiba: SAMP, 2013.

LIMA, Valéria. Uma viagem com Debret. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

MACHADO, Paulo Pinheir.Lideranças do Contestado: a formação e atuação das chefias caboclas (1912-1916). Campinas: Ed. da UNICAMP, 2004.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.

RAMOS, Renê Wagner. A Representação dos Negros no Museu Paranaense.Anais do XV Encontro Regional de História: 100 anos da Guerra do Contestado. ANPUH. Curitiba: UFPR, 2016. Disponível em http://www.encontro2016.pr.anpuh.org/resources/anais/45/1467942565_ARQUIVO_artigoanpuhRenewRamos.pdf

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Entre o tronco e os Atabaques: a representação do negro nos Museus Brasileiros. Colóquio Internacional: Projeto UNESCO: 50 anos depois. Janeiro de 2004.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil. 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ZUBARAN, Maria Angélica e MACHADO, Lisandra Maria Rodrigues. O que se expõe e o que se ensina: representações do negro nos museus do Rio Grande do Sul.Momento, v. 22, n. 1, p. 91-122, jan./jun. 2013.

Publicado

2017-04-01

Como Citar

MENDONÇA, Joseli Maria Nunes; RAMOS, Renê Wagner. AFRO-BRASILEIROS NO MUSEU PARANAENSE: silêncios, demandas públicas e ressignificações. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 113–135, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p113. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3442. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático