#VELHAPRAISSO: a representação da velhice feminina em campanha publicitária de natura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p161

Palavras-chave:

Publicidade, velhice, mulher, representação social

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir acerca da representação social da velhice feminina em um filme publicitário da campanha #velhapraisso, da marca de cosméticos brasileira Natura. Esta marca, nos últimos anos, tem procurado valorizar a beleza das brasileiras, a partir da exaltação das diferenças das belezas presentes no Brasil. Na campanha selecionada, a Natura aborda uma temática relevante socialmente, a velhice, representando-a em uma peça publicitária e propondo, também, a discussão sobre o assunto em ações de interação com as consumidoras da marca em seu site. Na reflexão proposta neste estudo, trabalha-se com a teoria das representações sociais, a partir das propostas teóricas de Moscovici (1978) e Jodelet (2001). E, para esses autores, as representações sociais podem ser consideradas criações dos grupos sociais, as quais auxiliam os indivíduos a reconhecerem comportamentos mais adequados para um momento ou outro, bem como para identificarem e solucionarem certos problemas. O que se propõe, então, é a identificação da representação social da velhice no referido filme publicitário, ou seja, como a marca Natura apresenta a velhice para suas consumidoras. Ao final dessa reflexão, identificou-se que o tratamento dado à velhice abrange duas dimensões, a da idade propriamente dita, e a social, que se refere à adequação de comportamentos sociais, por parte das mulheres, em determinadas situações.

 

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Biografia do Autor

Denise Castilhos de Araujo, Universidade Feevale

Graduada em Letras Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995), mestrado em Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica (2003). Realizou estágio de pós doutoralmente na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação. Atualmente é professora titular da Universidade Feevale, no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e nos cursos de Comunicação Social e Design. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em imagem, narrativas quadrinizadas, cultura e gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, gênero feminino, mídia, corpo e imagem. E-mail: deniseca@feevale.br.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

CASTILHOS DE ARAUJO, Denise. #VELHAPRAISSO: a representação da velhice feminina em campanha publicitária de natura. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 1, p. 161–182, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p161. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3213. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático