#VELHAPRAISSO: a representação da velhice feminina em campanha publicitária de natura
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p161Palavras-chave:
Publicidade, velhice, mulher, representação socialResumo
Este artigo tem por objetivo refletir acerca da representação social da velhice feminina em um filme publicitário da campanha #velhapraisso, da marca de cosméticos brasileira Natura. Esta marca, nos últimos anos, tem procurado valorizar a beleza das brasileiras, a partir da exaltação das diferenças das belezas presentes no Brasil. Na campanha selecionada, a Natura aborda uma temática relevante socialmente, a velhice, representando-a em uma peça publicitária e propondo, também, a discussão sobre o assunto em ações de interação com as consumidoras da marca em seu site. Na reflexão proposta neste estudo, trabalha-se com a teoria das representações sociais, a partir das propostas teóricas de Moscovici (1978) e Jodelet (2001). E, para esses autores, as representações sociais podem ser consideradas criações dos grupos sociais, as quais auxiliam os indivíduos a reconhecerem comportamentos mais adequados para um momento ou outro, bem como para identificarem e solucionarem certos problemas. O que se propõe, então, é a identificação da representação social da velhice no referido filme publicitário, ou seja, como a marca Natura apresenta a velhice para suas consumidoras. Ao final dessa reflexão, identificou-se que o tratamento dado à velhice abrange duas dimensões, a da idade propriamente dita, e a social, que se refere à adequação de comportamentos sociais, por parte das mulheres, em determinadas situações.
Downloads
Referências
BARROS, Myriam M. L. Trajetória dos estudos de velhice no Brasil. Rev. Sociologia, problemas e práticas, n. 52, 2006, p. 109-132.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo, SP: Ática, 1996.
DEBERT, Guita G. A reinvenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2012.
DEL PRIORE, Mary. De corpo a corpo com a mulher: pequena história das transformações do corpo feminino no Brasil. São Paulo: Ed SENAC São Paulo, 2000.
GOLDANI, Ana Maria. Mulheres e envelhecimento: desafios pra novos contratos intergeracionais e de gênero. Disponível em http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=288192&indexSearch=ID, acesso em 10.02.2017.
GOLDENBERG, Mirian. Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade. Rio de Janeiro: Record, 2008
___________________________. Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
____________________. A Bela Velhice. Rio de Janeiro, Record, 2013.
JODELET, Denise. As representações sociais. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2001.
MOSCOVICI, S. A representação social da Psicanálise. (A. Cabral. Trad.), Rio de Janeiro: Zahar. 1978.
NERI, Anita L. Envelhecimento e qualidade de vida na mulher. Disponível em http://docplayer.com.br/18072-Envelhecimento-e-qualidade-de-vida-na-mulher.html, acesso em 10.02.2017.
SÊGA, Rafael A. O conceito de Representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Revista Anos 90, Porto Alegre, n.13, julho de 2000.
SIBILIA, Paula. O corpo velhos como uma imagem com falhas: a moral da pele lisa e a censura mediática da velhice. Rev. Comunicação, Mída e Consumo. São Paulo. Ano 9, vol.9, p. 83-113, 2012
VALA, J. MONTEIRO, M. B. Psicologia Social. 7ª. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2006.
VESTERGAARD, Torben; SCHRODER, Kim. A Linguagem da propaganda. 3.ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.