WEBJORNALISMO: Dos Portais Às Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p374Palavras-chave:
Webjornalismo, Teorias do Jornalismo, História da Internet, Redes Sociais., Sociedade em RedeResumo
A internet se apresenta como um espaço de trocas simbólicas em que a lógica da comunicação massiva passa por um processo de transformação para um modelo de auto-comunicação em massa. Analisar a evolução da rede e seus impactos nas formas de exercício do webjornalismo se faz fundamental para compreendermos a produção jornalística e sua relação com o ambiente online. Neste contexto, é evidente que a internet abre toda uma gama de novas possibilidades para a participação do leitor e disseminação da notícia. Além disso, o webjornalismo vive em constante evolução, se adaptando a novas realidades. Assim, as novas possibilidades advindas de ferramentas como gerenciadores de conteúdo, blogs e redes sociais estão modificando as formas do jornalismo exercido na Web 2.0.
Downloads
Referências
Referências
AGUIAR, Leonel. A validade dos critérios de noticiabilidade no jornalismo digital. In:
RODRIGUES, Carla (org.). Jornalismo Online: modos de fazer. Rio de Janeiro: Editora
Sulinas, 2009.
BORGES, Rosane; BUZALAF, Márcia. Espaço e design do jornalismo impresso na
contemporaneidade: confluências com o jornalismo digital na web 3.0. Confibercom,
Disponível em: http://confibercom.org/anais2011/pdf/317.pdf. Acesso em: 17 de
jul. 2015.
CANAVILHAS, João Messias. Do gatekeeping ao gatewatcher: o papel das redes
sociais no ecossistema midiático. Disponível em:
http://campus.usal.es/~comunicacion3punto0/comunicaciones/061.pdf. Acesso em 18
de mar. 2016.
Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 374-395, jan./mar. 2017
_ .revista
Observatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017
DPI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp374
ESTEVES, João Pissarra. Espaço público e democracia: comunicação, processos de
sentido e identidade social. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003
FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2003.
HAN, Sam. Web 2.0. Nova Iorque: Routledge, 2011.
HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Características dos portais brasileiros de notícias.
SBPJOR, 2009. Disponível em: http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/197. Acesso em:
de jan 2016.
KIM, Ji. SHOEMAKER, Pamela. An Examination of Newsworthiness Indicators in
Online Journalism: A study of South Korean Online News Sites. Texas, 2007.
Disponível em: http://online.journalism.utexas.edu/2007/papers/Kim.pdf. Acesso em 19
de jul. 2015.
LEMOS, André. Morte aos Portais. Disponível em:
www.pilula.com.br/morteaosportais/index.html. Online, 2000. Acesso em: 10 de fev.
LI, Charlene; BERNOFF, Josh. Groundswell. Boston: Havard Business Press, 2008.
MACHADO, Elias; O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Disponível em:
http://www.bocc. ubi.pt/pag/_texto. php3?html2 = machado-elias-ciberespaco-
jornalistas.html. Acesso em: 10 de jun. 2016.
PRADO, Magaly. Webjornalismo. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
RAMONET, Ignacio. A explosão do jornalismo: das mídias de massa à massa de
mídias. São Paulo: Publisher Brasil, 2012.
RUSSELL, Adrienne. Networked: a contemporary history of news in transition.
Cambridge: Polity Press, 2011.
SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do
Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
SANTOS, Ana Lúcia Reis dos. Informação fast-food: um estudo de caso do jornal
Último Segundo do portal IG. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura
Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 374-395, jan./mar. 2017
_ .revista
Observatório
ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017
DPI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp374
Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, Recife, 2002.
SILVA JR. José Afonso. Jornalismo 1.2: características e usos da hipermídia no
jornalismo, com
estudo de caso do Grupo Estado de São Paulo (Dissertação de mestrado), Facom/UFBA,
.
MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em tempo real: o fetiche da velocidade. Rio de
Janeiro: Editora Revan, 2002.
PRIMO, Alex. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. In: Anais XXI
Congresso do Intercom. Recife, 1998. Disponível em:
http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/int_mutua_reativa.pdf. Acesso em: 11 de jan. 2015.
. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. Porto Alegre, 2006.
Disponível em: http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/web2.pdf. Acesso em: 20 de mai. 2015.
SANTOS, Ana Lúcia Reis dos. Informação fast-food: um estudo de caso do jornal
Último Segundo do portal IG. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura
Contemporâneas). Universidade Federal da Bahia, Recife, 2002.
ZAGO, Gabriela da Silva. O Twitter como Suporte para Produção e Difusão de
Conteúdos Jornalisticos. Disponível em:
http://www.uff.br/ciberlegenda/ojs/index.php/revista/article/viewArticle/2. Acesso em:
de jun. 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.