WEBJORNALISMO: Dos Portais Às Redes Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p374

Palavras-chave:

Webjornalismo, Teorias do Jornalismo, História da Internet, Redes Sociais., Sociedade em Rede

Resumo

A internet se apresenta como um espaço de trocas simbólicas em que a lógica da comunicação massiva passa por um processo de transformação para um modelo de auto-comunicação em massa. Analisar a evolução da rede e seus impactos nas formas de exercício do webjornalismo se faz fundamental para compreendermos a produção jornalística e sua relação com o ambiente online. Neste contexto, é evidente que a internet abre toda uma gama de novas possibilidades para a participação do leitor e disseminação da notícia. Além disso, o webjornalismo vive em constante evolução, se adaptando a novas realidades. Assim, as novas possibilidades advindas de ferramentas como gerenciadores de conteúdo, blogs e redes sociais estão modificando as formas do jornalismo exercido na Web 2.0.

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Biografia do Autor

Heitor Costa Lima da Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Jornalismo pela Universidade católica de Pernambuco. Doutor em Sociologia e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade da Beira Interior/Portugal. Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: hclrocha@gmail.com.

Ivo Henrique França de Andrade Dantas Cavalcanti, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Comunicação Social pela UFPE. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialização em MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo de revista, online e assessoria de imprensa. Ex-editor online da Revista Algomais, atualmente é gerente de comunicação do Disque-Denúncia em Pernambuco.E-mail: ivohenrique.dantas@gmail.com.  

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

ROCHA, Heitor Costa Lima da; CAVALCANTI, Ivo Henrique França de Andrade Dantas. WEBJORNALISMO: Dos Portais Às Redes Sociais. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 1, p. 374–395, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p374. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2825. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre