O CONTEXTO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ARRAIAS, TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p325Palavras-chave:
Licenciatura em Educação do Campo, Projeto Pedagógico do Curso, Projeto Pedagógico do Curso, Tempos formativos, Instrumentos didático-pedagógicosResumo
Este estudo é parte integrante de um projeto mais amplo em que se analisa a realidade da Educação do Campo no Estado do Tocantins e tem como objetivo analisar o contexto do funcionamento do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) na UFT, campus Arraias. O estudo foi realizado em três etapas, na primeira foram realizados estudos para o aprofundamento de nossos conhecimentos acerca da temática; na segunda realizamos um estudo no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da LEdoC/Arraias e em pesquisas realizadas a partir do referido curso; a terceira consistiu da realização de entrevistas a partir de um questionário com 10 perguntas abertas respondido por 03 (três) professores protagonistas no processo de implantação do curso. Os resultados indicam que se trata de um curso em alternância, cujos estudantes foram organizados, considerando a proximidade geográfica de moradia, em Comunidade Integradoras. Consideram-se os tempos formativos Universidade (meses de janeiro e julho) e Comunidade (fevereiro a junho e agosto a dezembro), cujo desenvolvimento das atividades são acompanhadas por meio de instrumentos didático-pedagógicos (diário de classe, produção individual e coletiva, fichas de auto-avaliação dos educandos, ficha de parecer individual, seminários de auto avaliação). O Curso conta com uma série de desafios a serem enfrentados, tanto em relação a infraestrtura como em relação a prática da alternância, de modo a garantir a continuidade efetiva dos estudos, especialmente no tempo Comunidade.
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