O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A EDUCAÇÃO: uma aproximação necessária e urgente para implementação de uma autêntica cultura política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a48pt

Palavras-chave:

Estado Democrático de Derecho; Redes Sociales; Libertad de Expresión; Cultura Política; Educación Secundaria.

Resumo

A solidez imaginada para blindar a democracia e suas instituições garantidoras não parece suficiente frente aos discursos ‘populistas’, marcados pelo ódio e pelas fake news, nas redes sociais. Nesse sentido, a presente pesquisa se constitui como um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, que teve por desiderato analisar a conjuntura atual da crise do sistema democrático brasileiro, aferida pelo decréscimo da confiança social na democracia, particularmente pelos jovens e os impactos das mídias digitais, na liberdade de expressão. Nas considerações finais, destaca-se à educação, por meio da Lei nº. 13.414/2017 do Ensino Médio, direito fundamental constitucional, como ferramenta essencial para garantir aos jovens cidadãos uma autêntica cultura política.

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Biografia do Autor

Michele Machado, PUC-PR

Pós- Doutoranda em Educação pela PUCPR, doutora e mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (DF), Pós-Graduada em EAD (UCB) e Psicopedagogia (SIMOSEN), graduada em Letras e Pedagogia (UCB), bacharel em Direito (IDP). 

 

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

MACHADO, Michele. O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E A EDUCAÇÃO: uma aproximação necessária e urgente para implementação de uma autêntica cultura política. Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a48, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a48pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19668. Acesso em: 1 abr. 2025.