FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES NA INTERFACE ENTRE ALFABETIZAÇÃO E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a31pt

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação docente, Transdisciplinaridade, Ecoformação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Este estudo sistematiza parte dos resultados de uma pesquisa-ação com ênfase na abordagem qualitativa, realizada com o objetivo de desenvolver uma proposta formativa transdisciplinar e ecoformadora com docentes alfabetizadores de escolas de Porto União, Santa Catarina, analisando seu potencial para o atendimento de demandas locais e sua aproximação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre os resultados, a pesquisa reitera a relevância da interface entre formação e profissão docente para a metamorfose da prática pedagógica e o potencial da metodologia dos PCE para aproximar os conteúdos curriculares de demandas locais e globais.

 

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Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén (UJA), Espanha. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

Joely Leite Schaefer, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina

Mestra em Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória-PR (FAFIUV). 

Farid Carmona Alvarado, Universidad Simón Bolivar - UNISIMON

Pós-Doutor em Pensamento Complexo e Pós-Doutor em Pesquisa Qualitativa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Simón Bolivar (UNISIMON). Graduado em Psicologia pela Universidade pela Universidade Simón Bolivar (UNISIMON). 

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ZWIEREWICZ, Marlene; TORRE, Saturnino de la (org.). Uma escola para o século XXI: Escolas Criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.

Publicado

2024-11-30

Como Citar

ZWIEREWICZ, Marlene; SCHAEFER, Joely Leite; ALVARADO, Farid Carmona. FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROJETOS CRIATIVOS ECOFORMADORES NA INTERFACE ENTRE ALFABETIZAÇÃO E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS). Revista Observatório , [S. l.], v. 10, n. 1, p. a31, 2024. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a31pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/19232. Acesso em: 1 abr. 2025.