UM MUNDO DE PRINCESAS E SUPER-HERÓIS: representações de gênero em encarte publicitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p163

Palavras-chave:

Representações de Gênero, Dia das Crianças., Publicidade, Dia das Crianças

Resumo

O presente texto apresenta uma reflexão sobre papéis de gênero transmitidos na publicidade direcionada ao público infantil. O material analisado foi o encarte publicitário de uma rede de lojas divulgado por ocasião do dia das crianças, em 2014. O estudo buscou perceber a maneira como são retratadas as imagens das meninas e dos meninos no referido material. A análise do material evidenciou uma forma polarizada ao retratar as crianças. A avaliação do material permitiu perceber uma associação dos meninos ao universo da aventura através de mercadorias com apelo aos super-heróis e as meninas ao universo da beleza materializado a partir de produtos ligados às princesas. Foi possível perceber que o encarte veiculou modelos estereotipados de feminilidade e de masculinidade.

 

 

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Biografia do Autor

Patrícia Oliveira de Freitas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação  pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa. Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora Ajunta do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). E-mail: p.defreitas@hotmail.com

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

FREITAS, Patrícia Oliveira de. UM MUNDO DE PRINCESAS E SUPER-HERÓIS: representações de gênero em encarte publicitário. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 3, p. 163–181, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p163. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1772. Acesso em: 3 jul. 2024.