UM MUNDO DE PRINCESAS E SUPER-HERÓIS: representações de gênero em encarte publicitário
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p163Palavras-chave:
Representações de Gênero, Dia das Crianças., Publicidade, Dia das CriançasResumo
O presente texto apresenta uma reflexão sobre papéis de gênero transmitidos na publicidade direcionada ao público infantil. O material analisado foi o encarte publicitário de uma rede de lojas divulgado por ocasião do dia das crianças, em 2014. O estudo buscou perceber a maneira como são retratadas as imagens das meninas e dos meninos no referido material. A análise do material evidenciou uma forma polarizada ao retratar as crianças. A avaliação do material permitiu perceber uma associação dos meninos ao universo da aventura através de mercadorias com apelo aos super-heróis e as meninas ao universo da beleza materializado a partir de produtos ligados às princesas. Foi possível perceber que o encarte veiculou modelos estereotipados de feminilidade e de masculinidade.
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