Comunicação de Dilma Rousseff: crise e mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p251

Palavras-chave:

Dilma Rousseff, Comunicação, Mídias sociais, midiatização.

Resumo

A ideia que motiva este artigo é refletir sobre a comunicação política do segundo mandato da presidenta Dilma, no contexto de um Brasil em crescente processo de midiatização. As interações que se dão nas sociedades em processo de midiatização são por vezes surpreendentes. Após o fenômeno que ficou conhecido como “panelaço”, em sua fala no Dia das Mulheres (8 de março de 2015), a Presidência da República mudou meio e formato de comunicação, chegando à decisão de comunicar sua mensagem no dia 1o de maio, Dia do Trabalho, somente nas mídias sociais, e não pela televisão e pelo rádio, como em anos anteriores.

 

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Biografia do Autor

ARABIE BEZRI HERMONT, Pontifícia Universidade Católica - MINAS

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PUC-Minas). Bacharel em Comunicação Social e licenciada em Letras; mestre e doutora em Linguística (UFRJ). E-mail: arabie@uol.com.br

ANICE BEZRI PENNINI, Pontifícia Universidade Católica - MINAS

Mestre em Comunicação Social (PUC Minas); especialista em Marketing (FGV); jornalista e analista de pesquisas de opinião pública. E-mail: anicepesquisa@gmail.com.

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

HERMONT, ARABIE BEZRI; PENNINI, ANICE BEZRI. Comunicação de Dilma Rousseff: crise e mídias sociais. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 251–274, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p251. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1766. Acesso em: 18 abr. 2024.