O jornalismo hiperlocal como mediador do empoderamento feminino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p160

Palavras-chave:

Jornalismo Hiperlocal, Economia Política da Comunicação, Cultura Digital, Identidade, Feminismo

Resumo

A convergência e o hiperlocal podem ser analisados como elementos que impulsionam o desenvolvimento jornalístico nos ambientes digitais possibilitando a valorização do local e o reforço de identidades, que passam a configurar como fonte básica de significado social em contraste ao processo habitual dos mass media. A efetivação desse cenário emergente será observada como possível novo espaço para o reforço da representação feminina e a ampliação de espaços para os processos de empoderamento e compartilhamento de identidades. Para tanto, serão revistas as literaturas sobre os temas apresentados e uma análise do caso observado nos media online de Bauru, cidade do interior paulista.

 

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Biografia do Autor

Angelo Sottovia Aranha, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Professor assistente doutor efetivo do curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Email: angelo.sottovia.aranha@gmail.com

Giovani Vieira Miranda, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, campus de Bauru. Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec) da Unesp., email: giovani@faac.unesp.br

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Publicado

2015-12-26

Como Citar

ARANHA, Angelo Sottovia; MIRANDA, Giovani Vieira. O jornalismo hiperlocal como mediador do empoderamento feminino. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 3, p. 160–180, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p160. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1663. Acesso em: 22 dez. 2024.