Criatividade ao cubo: proposta de um modelo teórico para o ensino e aprendizagem da criação publicitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p174

Palavras-chave:

Criatividade, Criação publicitária, Educação superior, Ensino e aprendizagem, Responsabilidade social

Resumo

Ensaio que propõe um modelo para contribuir com o ensino e aprendizagem da criação publicitária, em especial em cursos de graduação de publicidade e propaganda. O texto tem como base um levantamento bibliográfico e documental e a experiência do autor como professor universitário na Universidade de Mogi das Cruzes e na Escola de Comunicação e Artes da USP, entre 1999 e 2006. A partir do entendimento de criatividade como um ato social, com compromissos, responsabilidades e vínculo com uma determinada materialidade (OSTROWER, 1987), propõe um modelo com três dimensões: repertório operacionalizável; capacidade de combinação; e responsabilidades múltiplas (sociais, culturais e criativas, entre outras). Dimensões que se contempladas, permitiriam atingir um nível de criatividade "elevado ao cubo".

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Biografia do Autor

Ricardo Zagallo Camargo, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Diretor do centro de Altos Estudos da ESPM. E-mail: zagallo@espm.br. 

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

CAMARGO, Ricardo Zagallo. Criatividade ao cubo: proposta de um modelo teórico para o ensino e aprendizagem da criação publicitária. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 2, p. 174–193, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p174. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1584. Acesso em: 25 abr. 2024.