Criatividade ao cubo: proposta de um modelo teórico para o ensino e aprendizagem da criação publicitária
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p174Mots-clés :
Criatividade, Criação publicitária, Educação superior, Ensino e aprendizagem, Responsabilidade socialRésumé
Ensaio que propõe um modelo para contribuir com o ensino e aprendizagem da criação publicitária, em especial em cursos de graduação de publicidade e propaganda. O texto tem como base um levantamento bibliográfico e documental e a experiência do autor como professor universitário na Universidade de Mogi das Cruzes e na Escola de Comunicação e Artes da USP, entre 1999 e 2006. A partir do entendimento de criatividade como um ato social, com compromissos, responsabilidades e vínculo com uma determinada materialidade (OSTROWER, 1987), propõe um modelo com três dimensões: repertório operacionalizável; capacidade de combinação; e responsabilidades múltiplas (sociais, culturais e criativas, entre outras). Dimensões que se contempladas, permitiriam atingir um nível de criatividade "elevado ao cubo".
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