PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA: a relação ambiental entre os seres humanos e os animais venenosos peçonhentos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a16ptPalavras-chave:
Animais peçonhentos; Ecologia Integral; Competências; Habilidades; Agenda 2030.Resumo
As cartilhas educativas são ferramentas didáticas eficazes para a popularização da ciência e, em específico, quando o assunto são os animais venenosos peçonhentos. No geral, as cartilhas abordam os agravos sofridos pela população em decorrência dos encontros desses animais, cada vez mais frequentes, devido às modificações ambientais em decorrência do modelo de desenvolvimento adotado. Quando muito abordam as causas desses encontros, deixando de criar oportunidades para que o leitor reflita sobre sua interação com esses animais. Sendo assim, objetivou-se elaborar uma cartilha inovadora, em prol desta interação ambiental entre ambos, na perspectiva da Ecologia Integral e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas no Brasil. Utilizou-se de técnicas de pré-escrita; delimitou-se a realidade e sobre o assunto, realização de triangulação dos dados teóricos embasadores; e usou-se técnicas lúdicas, para atrair o público infanto-juvenil. Obteve-se, então, a “Cartilha para colorir: animais peçonhentos, seres humanos e ambiente”, inédita e inovadora, cujo foco não esteve no agravo, mas sim na interação ambiental humana com esses animais.
PALAVRAS-CHAVE: Animais peçonhentos; Ecologia Integral; Competências; Habilidades; Agenda 2030.
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