PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA: a relação ambiental entre os seres humanos e os animais venenosos peçonhentos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2024v10n1a16ptPalabras clave:
Animais peçonhentos; Ecologia Integral; Competências; Habilidades; Agenda 2030.Resumen
Los cuadernillos educativos son herramientas didácticas eficaces para la divulgación de la ciencia y, en concreto, cuando se trata de animales venenosos venenosos. En general, los cuadernillos abordan los problemas que sufre la población a raíz de los encuentros de estos animales, cada vez más frecuentes, debido a los cambios ambientales derivados del modelo de desarrollo adoptado. A lo sumo abordan las causas de estos encuentros, sin crear oportunidades para que el lector reflexione sobre su interacción con estos animales. Por lo tanto, el objetivo fue elaborar un folleto innovador, a favor de esta interacción ambiental entre ambos, desde la perspectiva de la Ecología Integral y los Objetivos de Desarrollo Sostenible recomendados por las Naciones Unidas en Brasil. Se utilizaron técnicas de preescritura; se acotó la realidad y, sobre el tema, se realizó la triangulación de los datos teóricos subyacentes; y se utilizaron técnicas lúdicas para atraer a niños y jóvenes. Se obtuvo entonces el “Cuaderno para colorear: animales venenosos, humanos y medio ambiente”, inédito e innovador, cuyo foco no estaba en la enfermedad, sino en la interacción del medio ambiente humano con estos animales
PALABRAS CLAVE: Animales venenosos; Ecología Integral; Habilidades; Habilidades; Agenda 2030.
Descargas
Citas
ALVES, R. J. M.; GUTJAHR, A. L. N.; PONTES, A. N. Processo metodológico de elaboração de uma cartilha educativa socioambiental e suas possíveis aplicações na sociedade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 2, p. 69-85, 2019.
ANDRADE, D. F. de; TAVARES, H. R.; VALLE, R. da C. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicações. ABE, São Paulo, 2000.
AZEVEDO, B. R. M.; ALMEIDA, Z. da S. de. Percepção ambiental e proposta didática sobre a desmistificação de animais peçonhentos e venenosos para os alunos do ensino médio. Acta Tecnológica, v. 12, n. 1, p. 97-108, 2017.
BARBARO, K.C. et al. Comparative study on extracts from the tissue covering the stingers of freshwater (Potamotrygon falkneri) and marine (Dasyatis guttata) stingrays. Toxicon, v. 50, p. 676-687, 2007.
BARBOSA, L.; GOMES, W. P. Mudanças microclimáticas em Porto Nacional (TO) e suas relações com o reservatório da UHE Luís Eduardo Magalhães: um estudo perceptivo com alunos do 3º ano do ensino médio. Revista Geonorte, v. 3, n. 8, p. 162-174, 2012.
BELTRAME, V.; D'AGOSTINI, F. M. Acidentes com animais peçonhentos e venenosos em idosos registrados em municípios do estado de Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 14, n. 3, p. 265-274, 2017.
BENTO XVI, Papa. Discurso ao parlamento alemão. 22 de setembro. 2011. Disponível em: http://w2.vatican. va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2011/september/documents/hf_ben-xvi_spe_20110922_reichstag-berlin.pdf. Acesso em: 20 ago. 2018.
BESSA, K.; CORADO, V. R. A dinâmica recente do segmento de rede urbana no Tocantins: as implicações da construção de Palmas para Porto Nacional. Geotextos, 2011.
BLOOM, B. S. What we are learning about teaching and learning: a summary of recent research. Principal, v. 66, n. 2, p. 6-10, 1986.
BLOOM, B. S.; ENGELHART, M. D.; FURST, E. J.; HILL, W. H.; KRATHWOHL, D. R. Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals, handbook I, cognitive domain. New York: David McKay, 1956.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21666/15916. Acesso em: 30 mar. 2020.
BUENO, Wi. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1 esp., p. 1-12, 2010.
CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.
CORRÊA, Y. G.; SEIBERT, C. S. A relação entre o ser humano e a arraia de água doce: duas faces de uma mesma moeda. Ambiente & Educação –Revista de Educação Ambiental, v. 21, n. 1, p. 173-194, 2016.
CORRÊA, Y. G.; SEIBERT, C. S. Uso do Storytelling na educação ambiental para sensibilizar crianças sobre as arraias de água doce. Ambiente & Educação – Revista de Educação Ambiental, v. 24, n. 1, p. 3-31, 2019.
CORRÊA, Y. G; RIBEIRO NETO, D. G.; NASCIMENTO, T. S.do; NUNES, A. Í. dos. Seres humanos, animais peçonhentos e ambiente: conhecimento prévio do público infantil. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 6, p. 31-51, 2021.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CUNHA, M. B. da S.; FROTA, K. C. da; PONTE, K. M. de A.; FÉLIX, T. A. Construção e validação de cartilha educativa para prestação de cuidados às vítimas de ofidismo. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 41, 2020.
DRISCOLL, M. Psychology of learning for instruction. Needhan Heights: Allyn & Bacon, 476 p. 2000.
FELICIANO, C. A.; ROCHA, C. E. R. Tocantins no Contexto do Matopiba: territorialização do agronegócio e intensificação dos conflitos territoriais. Revista Nera, n. 47, p. 230-247, 2019.
FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010.
FRANCISCUS, Papa. Carta Encíclica Laudato Si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Loyola, 2015.
FREITAS, N. T. A. Educação ambiental, consumo e resíduos sólidos no contexto da educação infantil: um diálogo necessário com os professores. 254 fls. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual paulista, Presidente Prudente, 2018.
FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS. Animais peçonhentos. 2014. Disponível em: http://www.funed.mg.gov.br/PDF/web/cartilha.pdf. Acesso em: 24 mai. 2022.
GOLDIM, J. R. Bioética: conceitos fundamentais - Potter 1998: ecologia profunda. Porto Alegre, 1999. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bioetica/ecoprof.htm. Acesso em: 07 out. 2017.
GOPALAKRISHNAKONE, P.; POSSANI, L. D.; SCHWARTZ, E. F.; DE LAVEGA, R. C. R. Scorpion venoms, Springer: Berlin, Germany, 2015.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil, Tocantins, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/pesquisa/14/10193. Acesso em: 3 mai. 2022.
INSTITUTO BUTANTAN. Acidentes por animais peçonhentos. São Paulo, 2007. Disponível em: http://www. butantan.gov.br/perguntas.htm. Acesso em: 20 dez. 2016.
KAPLÚN, G. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, n. 27, p. 46-60. 2003.
KRATHWOHL, D. R. A revision of Bloom’s taxonomy: an overview. Theory in Practice, v. 41, n. 4, p. 212-218, 2002.
LEITE; T. P. B.; FILADELFI, A. M. C. Animais Peçonhentos: conhecer para respeitar e prevenir acidentes. Projeto Fisiologia na Educação de Jovens Conscientes para a Cidadania, Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2015. Disponível em: https://cupdf.com/document/cartilha-animais-peconhentos-conhecer-para-respeitar-e-prevenir-acidentes.html?page=1. Acesso em: 24 mai. 2022.
MARQUES, D. A. da S. Reading Digits: Haptic Reading Processes in the Experience of Digital Literary Works. Tese de Doutorado. Universidade de Coimbra (Portugal). 2018.
MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 9. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
NAESS, A. The shallow and the deep, long‐range ecology movement. A summary. inquiry, v. 16, n. 1-4, p. 95-100, 1973.
OLIVEIRA, A. T. de; LIMA, E. C. de L.; PAES, L. da S.; SANTOS, M. dos S.; ARAÚJO, R. L.; PANTOJA-LIMA, J.; ARIDE, P. H. R. Relação entre as populações naturais de arraias de água doce (Myliobatiformes: Potamotrygonidae) e pescadores no Baixo Rio Juruá, Estado do Amazonas, Brasil. Biota Amazônia, Macapá, v. 5, n. 3, p. 108-111, 2015.
ONU BRASIL. Organização das Nações Unidas no Brasil, 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/. Acesso em: 20 jun. 2022.
PARENTE, T. G. (In) visibilidade de atores no processo de reassentamentos da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Tocantins. Revista Territórios e Fronteiras, v. 8, n. 1, p. 149-164, 2015.
PAROLI, M. H. R. Laudato si’, uma proposta de superação da violência. Caminhos de Diálogo, v. 7, n. 10, p. 63-70, 2019.
PERES, E. T.; RAMIL, C. de A. Cartilhas, pré-livros, livros de alfabetização, livros para o ensino inicial da leitura e da escrita: guardá-los e estudá-los, para quê?. Revista Linhas, v. 19, n. 41, p. 34-64, 2018.
PERRENOUD, Ph. A pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RAMOS, L. M. H.; ARAÚJO, R. F. R. de . Uso de cartilha educacional sobre diabetes mellitus no processo de ensino e aprendizagem. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 10, n. 3, 2017.
REGIS, L.; FURTADO, A. F.; OLIVEIRA, C. M. F. de O.; BEZERRA, C. B.; SILVA, L. R. F. da; ARAÚJO, J.; MACIEL, A.; SILVA-FILHA, M. H.; SILVA, S. B. Controle integrado do vetor da filariose com participação comunitária, em uma área urbana do Recife, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 12, n. 4, p. 473-482, 1996.
RUSSELL, F. E. Venom Poisoning. Rational drug therapy, v. 5, n. 8, p. 1-7., 1971.
SANTOS, B.de S. Um discurso sobre as ciências. 7° Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SCHÚ, A.; PETRY, C.; DOURADO, I. P.; MEDEIROS, I. F.; MARTINEZ, J. Educação e Ecologia Profunda: reflexões sobre os potenciais pedagógicos da horta escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 3, p. 79-100, 2021.
SILVA, C. V. da. Ecologia integral como fundamento para o direito universal ao meio ambiente e ecologicamente equilibrado. 102 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2018.
SILVEIRA, A. F. da; ATAÍDE, A. R. P. de; FREIRE, M. L. de F. Atividades lúdicas no ensino de ciências: uma adaptação metodológica através do teatro para comunicar a ciência a todos. Educar em Revista, p. 251-262, 2009.
SINAN, Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Ministério da Saúde do Brasil, Secretaria do Sistema Departamento, Coordenação do Sistema. 2022. Disponível em: http://portalsinan.saude.gov.br/. Acesso em: 10 mar. 2022.
TAVARES, S. S. The Gospel of creation and integral ecology: a first reception of the Laudato Si'. Perspectiva Teológica, v. 48, n. 1, p. 59-80, 2016.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Observatorio Magazine

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.