MÍDIA, DESINFORMAÇÃO E DEMOCRACIA: como os meios de comunicação influenciam as eleições presidenciais no Brasil

Autores

  • Fabíola Mendonça de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a1pt

Palavras-chave:

Mídia, Desinformação, Eleições presidenciais, Brasil, Democracia

Resumo

Este artigo visa analisar a cobertura dos meios de comunicação brasileiros nas eleições presidenciais realizadas no país a partir da redemocratização, começando com a de 1989 e finalizando com a de 2018. O estudo tomou como base teórica reflexões sobre desinformação, manipulação, fake news e democracia, sob a ótica de autores como Serrano (2008; 2010), Abramo (2003), Ramonet (2007), Luhmann (2005), Mello (2020), Bucci (2019), Bobbio (2006) e Casara (2018). A pesquisa mostra que historicamente a mídia tenta interferir no resultado das eleições, recorrendo a estratégias de manipulação e deturpação dos fatos, o que enfraquece o sistema democrático.

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Biografia do Autor

Fabíola Mendonça de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS-UFPE), mestre em Comunicação (PPGCOM-UFPE), especialista em História de Pernambuco (UFPE), graduada em Jornalismo (Unicap). fabiolamendonca@gmail.com.

 

 

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

VASCONCELOS, Fabíola Mendonça de. MÍDIA, DESINFORMAÇÃO E DEMOCRACIA: como os meios de comunicação influenciam as eleições presidenciais no Brasil. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 6, p. a1pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n6a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11269. Acesso em: 5 nov. 2024.