INVESTIGANDO POTENCIALIDADES DA COMPETIÇÃO FLL (FIRST LEGO LEAGUE) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Bruno Nonato Gomes Instituto Federal de Minas Gerais
  • Fernando Thomé Azevedo Silva Instituto Federal de Minas Gerais
  • Cláudio Alves Pereira Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a4pt

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Robótica Educacional, First Lego League, Educação Básica

Resumo

Este trabalho aborda a utilização da robótica educacional como ferramenta nas práticas educacionais e tem por objetivo avaliar as possíveis contribuições da competição de robótica First Lego League (FLL) no desempenho escolar dos estudantes da educação básica e na formação de habilidades necessárias para o exercício profissional. Para isso, utilizou-se um questionário online que foi enviado a técnicos, mentores e estudantes participantes da competição. As análises dos dados apresentam a competição FLL com relevante potencial para trazer benefícios aos seus competidores, seja no desempenho escolar ou no desenvolvimento das habilidades certificadas pelo mercado como sendo aplicáveis a um bom profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Nonato Gomes, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorado em Engenharia Elétrica, mestrado em Engenharia Elétrica e bacharel em Sistemas de Informação. Professor no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Sabará, Rodovia MGC 262, bairro Sobradinho, Sabará-MG, CEP: 34590-390, bruno.nonato@ifmg.edu.br.

Fernando Thomé Azevedo Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestrado em Engenharia Elétrica e bacharel em Engenharia de Controle e Automação. Professor no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Sabará, Rodovia MGC 262, bairro Sobradinho, Sabará-MG, CEP: 34590-390, fernando.azevedo@ifmg.edu.br

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor no curso Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do IFMG Campus Avançado Arcos. Doutorando em Educação, mestre em Educação e licenciado em Física. claudioapessoal@gmail.com

Referências

BRINGUIER, Jean-Claude; PIAGET, Jean. Conversations with jean piaget. University of Chicago Press, 1989.

BYBEE, Rodger W. NGSS and the next generation of science teachers. Journal of science teacher education, v. 25, n. 2, p. 211-221, 2014.

CAMPOS, Flavio Rodrigues. Robótica Educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 4, p. 2108-2121, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8778 , acesso em 14/10/2020.

CÉSAR, Danilo Rodrigues. Robótica Pedagógica Livre: uma Alternativa Metodológica Para a Emancipação Sociodigital e a Democratização do Conhecimento. 2013, 220 f. 2013. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) . Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

DELORS, Jacques. Learning: The treasure within. Unesco, 1998.

FIRST LEGO League. O que é a FIRST LEGO League, 2020. Disponível em: https://www.firstlegoleague.org/about#. Acesso em: 04/06/2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, p. 21, 2005.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed, p. 17, 1994.

RESNICK, Mitchel. All I really need to know (about creative thinking) I learned (by studying how children learn) in kindergarten. In: Proceedings of the 6th ACM SIGCHI conference on Creativity & cognition. 2007. p. 1-6.

SCHWAB, K.; SAMANS, R. World economic forum: The future of jobs report. Retrieved January, v. 12, p. 2018, 2016.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

GOMES, Bruno Nonato; SILVA, Fernando Thomé Azevedo; PEREIRA, Cláudio Alves. INVESTIGANDO POTENCIALIDADES DA COMPETIÇÃO FLL (FIRST LEGO LEAGUE) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a4pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a4pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11011. Acesso em: 18 nov. 2024.