INVESTIGANDO POTENCIALIDADES DA COMPETIÇÃO FLL (FIRST LEGO LEAGUE) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Bruno Nonato Gomes Instituto Federal de Minas Gerais
  • Fernando Thomé Azevedo Silva Instituto Federal de Minas Gerais
  • Cláudio Alves Pereira Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a4pt

Palavras-chave:

Aprendizagem Ativa, Robótica Educacional, First Lego League, Educação Básica

Resumo

Este trabalho aborda a utilização da robótica educacional como ferramenta nas práticas educacionais e tem por objetivo avaliar as possíveis contribuições da competição de robótica First Lego League (FLL) no desempenho escolar dos estudantes da educação básica e na formação de habilidades necessárias para o exercício profissional. Para isso, utilizou-se um questionário online que foi enviado a técnicos, mentores e estudantes participantes da competição. As análises dos dados apresentam a competição FLL com relevante potencial para trazer benefícios aos seus competidores, seja no desempenho escolar ou no desenvolvimento das habilidades certificadas pelo mercado como sendo aplicáveis a um bom profissional.

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Biografia do Autor

Bruno Nonato Gomes, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorado em Engenharia Elétrica, mestrado em Engenharia Elétrica e bacharel em Sistemas de Informação. Professor no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Sabará, Rodovia MGC 262, bairro Sobradinho, Sabará-MG, CEP: 34590-390, bruno.nonato@ifmg.edu.br.

Fernando Thomé Azevedo Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestrado em Engenharia Elétrica e bacharel em Engenharia de Controle e Automação. Professor no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Sabará, Rodovia MGC 262, bairro Sobradinho, Sabará-MG, CEP: 34590-390, fernando.azevedo@ifmg.edu.br

Cláudio Alves Pereira, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor no curso Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do IFMG Campus Avançado Arcos. Doutorando em Educação, mestre em Educação e licenciado em Física. claudioapessoal@gmail.com

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

GOMES, Bruno Nonato; SILVA, Fernando Thomé Azevedo; PEREIRA, Cláudio Alves. INVESTIGANDO POTENCIALIDADES DA COMPETIÇÃO FLL (FIRST LEGO LEAGUE) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 2, p. a4pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a4pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11011. Acesso em: 5 maio. 2024.