EMICIDA E O BRASIL DE “BOA ESPERANÇA”

Autores/as

  • Gabriel Gutierrez Mendes UERJ
  • Caio Marques Peçanha Faculdades Integradas Hélio Alonso

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3030

Palabras clave:

Política

Resumen

Herdeiro de uma tradição de rap politico no Brasil, Emicida é hoje uma das principais vozes do Hip Hop nacional. Através da conjugação de uma análise da linguagem do videoclipe com uma investigação acerca das transformações sociais ocorridas na última década, o artigo  analisa o videoclipe de “Boa Esperança” para entender as relações entre a sentido artístico do trabalho do rapper e os contornos do contexto histórico do Brasil contemporâneo. A partir da compreensão do rap como espaço de crítica e performance no âmbito do Atlântico Negro, o propósito é identificar as as articulações possíveis entre o campo da cultura popular negra e os novos contornos sociais e raciais do Brasil pós-Lula. 

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Publicado

2017-01-27

Cómo citar

Mendes, G. G., & Peçanha, C. M. (2017). EMICIDA E O BRASIL DE “BOA ESPERANÇA”. Espacio Y Tempo De Los Medios, 1(1), 93–107. https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3030

Número

Sección

Artigos