INQUIETAÇÕES SOBRE AS DISCUSSÕES DE GÊNERO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PALMAS/TO

Authors

  • Edisselma dos Santos Alecrim Universidade Federal do Tocantins
  • Alice Agnes Spíndola Mota Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2017-4500

Keywords:

Gênero. Proibição. Plano Municipal. Educação.

Abstract

A discussão de gênero na educação ganhou destaque nos últimos anos, porém, essa visibilidade não se relaciona com a aceitação da mesma no campo institucional das políticas públicas. O debate ainda é polêmico e gira em torno da religiosidade e conservadorismo. Em meio a equívocos e desinformações sobre a identidade de gênero, a prefeitura municipal de Palmas – TO aprovou o Plano Municipal de Educação (PME) em 19 de janeiro de 2016, sem nenhuma menção à identidade de gênero. Além disso, a prefeitura proibiu a discussão de gênero nas escolas municipais de Palmas – TO. A ausência de discussão de gênero direciona para a invisibilização das desigualdades entre homens e mulheres, situação presente também na cidade de Palmas – TO. Este artigo busca debater a proibição da discussão de gênero nas escolas de Palmas – TO e suas implicações.

Author Biographies

Edisselma dos Santos Alecrim, Universidade Federal do Tocantins

Secretária Executiva na Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT); Especialista em Avaliação Escolar em Língua Portuguesa (Cesgranrio); Especialização em Metodologia do Ensino de Linguagens (Unitins);Graduada em Letras (UFT).

Alice Agnes Spíndola Mota, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Antropologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com reconhecimento da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins, Professora Adjunta do Curso de Jornalismo da UFT, Palmas-TO, Brasil.

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Published

2017-12-14

How to Cite

Alecrim, E. dos S., & Mota, A. A. S. (2017). INQUIETAÇÕES SOBRE AS DISCUSSÕES DE GÊNERO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PALMAS/TO. Espaço E Tempo Midiáticos, 2(2), 149–165. https://doi.org/10.20873/stmmta2017-4500