POPULAÇÃO E MIGRAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO BÁSICO: OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Autores

  • Karla Rosário Brumes Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Cristiane Aparecida Lourenço Universidade Estadual do Centro Oeste

DOI:

https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3165

Palavras-chave:

Geografia; população; migrações; livros didáticos

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo demonstrar os valores dos conteúdos populacionais e migratórios, refletir como estes conteúdos estão sendo abordados, bem como sua importância nos livros didáticos da educação básica. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre temas pertinentes e visitas em escolas do Munícipio de Irati/PR, para a separação de diferentes livros didáticos usados em Geografia. Os livros didáticos são fundamentais para a educação, pois auxiliam o professor durante as aulas, dando suporte para elaboração de planos de aula e contribuindo para o ensino e a aprendizagem, visto que não se pode discutir espaço geográfico, sem relaciona-lo com a população. Na grande maioria dos livros, os conteúdos populacionais são camuflados por dados estatísticos, escondendo os problemas e conflitos, gerados e atrelados à população, porém a um bom tempo sabe-se que a Geografia da População deixou de ser puramente quantitativa, e passou a adotar contextos e analises qualitativas, que impregnadas ao livro didático podem aguçar o interesse dos alunos, já que os mesmos muitas vezes não são afeiçoados à matemática. Ao todo foram analisadas três coleções de livros, sendo evidenciadas as diferenças entre os mesmos, as especificidades e as abordagens dos conteúdos populacionais.

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Publicado

2017-01-27

Como Citar

Brumes, K. R., & Lourenço, C. A. (2017). POPULAÇÃO E MIGRAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO BÁSICO: OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E PRÁTICOS. Espaço E Tempo Midiáticos, 1(1), 208–220. https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3165

Edição

Seção

Artigos