POPULAÇÃO E MIGRAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO BÁSICO: OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E PRÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/stmmta2016-3165Palavras-chave:
Geografia; população; migrações; livros didáticosResumo
O presente trabalho teve por objetivo demonstrar os valores dos conteúdos populacionais e migratórios, refletir como estes conteúdos estão sendo abordados, bem como sua importância nos livros didáticos da educação básica. Para a realização da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre temas pertinentes e visitas em escolas do Munícipio de Irati/PR, para a separação de diferentes livros didáticos usados em Geografia. Os livros didáticos são fundamentais para a educação, pois auxiliam o professor durante as aulas, dando suporte para elaboração de planos de aula e contribuindo para o ensino e a aprendizagem, visto que não se pode discutir espaço geográfico, sem relaciona-lo com a população. Na grande maioria dos livros, os conteúdos populacionais são camuflados por dados estatísticos, escondendo os problemas e conflitos, gerados e atrelados à população, porém a um bom tempo sabe-se que a Geografia da População deixou de ser puramente quantitativa, e passou a adotar contextos e analises qualitativas, que impregnadas ao livro didático podem aguçar o interesse dos alunos, já que os mesmos muitas vezes não são afeiçoados à matemática. Ao todo foram analisadas três coleções de livros, sendo evidenciadas as diferenças entre os mesmos, as especificidades e as abordagens dos conteúdos populacionais.
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