Panorama das condições ambientais na Bacia Hidrográfica Do Rio Areias, Tocantins

Autores

  • Emerson Figueiredo Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS
  • Arnon Batista Nunes
  • Jobherlane Farias Costa
  • Josiano Carvalho Nunes
  • Marileia Lacerda Barros

Palavras-chave:

bacia do rio areias, geoprocessamento, tocantins

Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese de pesquisas elaboradas e realizadas no âmbito do Laboratório de Geoprocessamento da UFT, Campus de Porto Nacional-TO por alunos de PBIC. A área de pesquisa adotada foi a bacia hidrográfica do Rio Areias, médio curso do Rio Tocantins. Nesta área foram desenvolvidas pesquisas para determinação da dinâmica do uso, ocupação e cobertura da terra, para a determinação  da suscetibilidade à erosão laminar, a identificação e localização focos de calor para mensurar as áreas queimadas, e, por fim, a atualização de Cartas Topográficas a partir de imagens de satélites e a aplicação de índices morfométricos. Os resultados encontrados traçou um panorama da ocupação da área bem como das práticas utilizadas e da situação ambiental na área da bacia.

Biografia do Autor

Emerson Figueiredo Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS

Professor Adjunto I da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SUl (UFMS), Campus de Aquidauana-MS. Lic. e Bach. em Geografia (UFMS/CPAQ - 2003), Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/MS (2006), Mestre em Geografia pela UFMS/CPAQ (2007) e Doutor em Geografia pela UFU/Uberlândia-MG (2011). Possuo experiência em Cartografia, Geotecnologias e suas aplicações educacionais e na análise da paisagem em bacias hidrográficas.

Downloads

Como Citar

Leite, E. F., Nunes, A. B., Costa, J. F., Nunes, J. C., & Barros, M. L. (2014). Panorama das condições ambientais na Bacia Hidrográfica Do Rio Areias, Tocantins. Revista Interface (Porto Nacional), (07). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/698