ENTRE A LEGITIMAÇAO E A DESLEGITIMIDADE: SOBRE A CULTURA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LITERATURAS

Autores/as

  • Ivana Ferigolo Melo

Resumen

A contemporaneidade, conforme elucidam os pressupostos educacionais presentesnos PCNs e nas OCNs, tem se revelado um tempo de profícuas discussões sobre aimportância da incorporação dos componentes culturais constitutivos do horizonte social doaluno no âmbito do ensino, tanto de língua materna ou estrangeira como das literaturas. Emconcordância com a pertinência dessas discussões, esse trabalho pretende dar ênfase ànecessidade de se trazer para a instância do ensino de línguas e literaturas na Unemat(Universidade Estadual do Mato Grosso) componentes culturais correspondentes as etniasindígenas que habitavam e habitam a região do município de Tangará da Serra, onde estáinstalado um dos campi da Unemat. Almeja-se também sinalizar que a valorização do local noensino de línguas e literaturas torna-se importante em qualquer nível de ensino, seja médio,fundamental ou universitário e pode contribuir para ampliar o imaginário cultural dos alunos eatuar na dissolução de preconceitos e intolerâncias.

Biografía del autor/a

Ivana Ferigolo Melo

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora efetiva de Literaturas deLíngua Espanhola e Língua Espanhola na Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat). Doutoranda emLetras na UFSM. E-mail: ivanaferigolo@hotmail.com

Cómo citar

Ferigolo Melo, I. (2014). ENTRE A LEGITIMAÇAO E A DESLEGITIMIDADE: SOBRE A CULTURA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LITERATURAS. EntreLetras, 3(1). Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/935