PRECONCEITO NOS CONTOS DE FADAS: DA TEORIA À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores/as

  • Clarice Borges da Silva Oliveira UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Eliziane de Paula Silveira Barbosa Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Clarice Borges da Silva Oliveira SEDUC-TO - Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco
  • Eliziane de Paula Silveira Barbosa SEDUC-TO - DRE/Colinas

Palabras clave:

preconceito, contos de fadas, imaginário

Resumen

A Secretaria Municipal de Educação de Bernardo Sayão – TO promoveu formação continuada objetivando refletir sobre Clássicos da Literatura utilizados na Educação Infantil. O trabalho teve caráter de pesquisa bibliográfica com busca de subsídios teóricos e de campo através de palestra para sensibilização dos educadores quanto ao preconceito existente nos contos de fadas e de oficinas didáticas para transposição teoria-prática. Conforme Campos e Couto (2009), as quais fundamentam que nos contos de fadas há uma intenção de transmitir determinados padrões sociais, entre eles: noção de pertencimento social, sentimento de adesão a princípios e visões de mundo comuns, que faz com que as pessoas sintam-se participantes de um espaço/tempo, ocupando o seu lugar de destaque na sociedade. Diante dos trabalhos realizados foi possível refletir a complexidade dos contos e sua ação no imaginário infantil desmistificando questões sobre o preconceito.

Biografía del autor/a

Clarice Borges da Silva Oliveira, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia – UEPA, Pós-graduada em Psicopedagogia – IBPEX, Coordenadora Pedagógica no Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco em Colinas do Tocantins - TO

Eliziane de Paula Silveira Barbosa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Letras – FIESC/UNIESP, Pós-graduada em Leitura e Produção Escrita – UFT, Técnica de Currículo de Língua Portuguesa na Diretoria Regional de Ensino em Colinas do Tocantins- TO

Citas

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Publicado

2016-10-04

Cómo citar

Oliveira, C. B. da S., Barbosa, E. de P. S., Oliveira, C. B. da S., & Barbosa, E. de P. S. (2016). PRECONCEITO NOS CONTOS DE FADAS: DA TEORIA À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. EntreLetras, 6(2), 49–58. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2729