DISCURSO OFICIAL E INSTITUIÇÃO ESCOLAR – O DILEMA DO ENSINO DE LITERATURA

Autores/as

  • Laurinda Maiorquim Gomes da Silva USP

Palabras clave:

Literatura, ensino, sociedade, diversidade étnico-raciall.

Resumen

Este texto resulta de reflexões acerca da tendência norteadora do ensino de literatura no Ensino Médio da escola pública brasileira que, apesar dos avanços estabelecidos pela esfera oficial, continua sendo pautada pela transformação da literatura em conteúdo esvaziado de sentido, descolado da realidade social em constante transformação. Nesse sentido, foram identificados alguns paradigmas sobre os quais se fundamentam as práticas de ensino de literatura desenvolvidas sob tal ponto de vista. Contrapondo-se a tal tendência, propõe-se o reconhecimento da relação entre literatura e sociedade, transpondo a concepção da literatura como mero conteúdo, o que possibilita o desenvolvimento de uma sensibilidade crítica e de leituras das formas de manifestação da diversidade étnico-racial. 

Publicado

2016-03-31

Cómo citar

Gomes da Silva, L. M. (2016). DISCURSO OFICIAL E INSTITUIÇÃO ESCOLAR – O DILEMA DO ENSINO DE LITERATURA. EntreLetras, 6(1), 34–44. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/1480