MULTIMODAL COMPOSITION IN ADVERTISEMENTS FROM ESPAÇO NATURA MAGAZINE

PERCEPTIONS ACCORDING TO THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p396-413

Keywords:

advertisement, GDV, compositional metafunction, espaço natura magazine

Abstract

This study will prove that the visual texts construction of Espaço Natura Magazine advertisement maintains a logical construction which is capable of being analysed. For this purpose, the article is based on Trindade (2012), Silva (2015), Rojo and Moura (2019) and Kress and Van Leeuwen (2021). The corpus that was analysed was one advertisement in Espaço Natura Magazine from cycle 12 in the year 2021, considering the value of information and its subcategories. It was found that, the visual piece is made up of a persuasive and intimate language, presenting an apparent reality that leads the interlocutor to consumption.   

Author Biographies

Wellington Carvalho de Arêa Leão, Uespi - Universidade Estadual do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras: Português e Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo - IESM/Timon-Ma (2014). Pós-graduação lato sensu em Português Jurídico pela AVM - Faculdade Integrada (Rio de Janeiro - RJ) e em Estudos Linguísticos e Literários pela UESPI - Universidade Estadual do Piauí (Teresina-Pi). É professor da rede estadual de ensino e tutor a distância do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa (UESPI). Tem experiência na área de Letras, com ênfase na análise de gêneros digitais e revisão textual de peças jurídicos e de redações para o Enem; educação básica e ensino superior (a distância).

Paula Fabiana Melo Cardoso Martins, Universidade Estadual do Piauí/Uespi

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Piauí(2013) e Especialização em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estácio de Sá (2017). Atualmente é professora magistério III no Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: novos letramentos, multimodalidade e dicionário.

Francisco Wellington Borges Gomes, Universidade Federal do Piauí /Ufpi

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (2001) e em Pedagogia (Centro Universitário Internacional - Uninter - 2021), Mestrado em Linguística Aplicada (Universidade Estadual do Ceará - 2006), Doutorado em Linguística Aplicada (Universidade Federal de Minas Gerais - 2010) e estágio pós-doutoral no Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB - 2018). Atua como professor dos cursos de graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí e como docente do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas estrangeiras, tradução audiovisual, metodologias de ensino de línguas, linguagem e tecnologia, multimodalidade e texto visual.

References

ESPAÇO Natura: dia dos pais. São Paulo: Plural, n. 12, 2021. Disponível em: https://sites.natura.com.br/revista/espaco-natura-c202112-v1. Acesso em: 24 abr. 2022.
FAIRCLOUGH, N. Analyzing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
GOMES, F. W. B.; SILVA, A. P. O. Multimodalidade e persuasão em uma peça publicitária audiovisual. Entrepalavras, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 55-79, maio/ago. 2018. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1158. Acesso em: 24 abr. 2022.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Theo Hodder Education, 2001.
KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. 3. ed. London: Routledge, 2021.
NATURA (BR). Nossa história. 2022. Disponível em: https://www.natura.com.br/a-natura/nossa-historia. Acesso em: 22 abr. 2022.
ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
SILVA, C. C. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise do discurso crítica. Orientadora: Maria Cecília de Lima. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: http://repositorio.se.df.gov.br/handle/123456789/1013. Acesso em: 24 abr. 2022.
TRINDADE, E. Propaganda, identidade e discurso: brasilidade midiáticas. Porto Alegre: Sulina, 2012.

Published

2022-10-26

How to Cite

Carvalho de Arêa Leão, W., Fabiana Melo Cardoso Martins, P. ., & Wellington Borges Gomes, F. . (2022). MULTIMODAL COMPOSITION IN ADVERTISEMENTS FROM ESPAÇO NATURA MAGAZINE: PERCEPTIONS ACCORDING TO THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN. EntreLetras, 13(1), 396–413. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p396-413