A SOCIAL-SEMIOTIC APPROACH FOR VISUAL ANALYSIS OF TWO-DIMENSIONAL GAMES: ON MEANING-MAKING IN DUCKTALES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p344-369

Keywords:

social semiotics, visual analysis, video games, two-dimensional games, amazon forest

Abstract

Currently, vídeo games are becoming increasingly relevant in academic inquiry. Thus, it is necessary to develop a focused methodology to study the meaning making processes in these texts. This article proposes visual and discursive categories, based on the socio-semiotic framework, for the analysis of two-dimensional games. Considering the multimodal and interactive nature of video games, the proposal analysis how the visual mode, as well as its interfaces, create meanings through ludo-semiotic strategies. For that, the Amazonian stage from the game Ducktales (CAPCOM, 1989) will be analyzed to investigate how the semiotic choices create meaning and discourses regarding the represented space.

Author Biographies

André de Oliveira Matumoto, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) (2017-2022), habilitação linguística/português. Realizou a iniciação científica "A construção multimodal do Brasil nos videogames: diálogos entre a sociossemiótica e a ludologia" sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV-USP), e com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (processo nº 2020/13090-1). Tem como principais interesses de pesquisa o estudo de jogos eletrônicos, de multimodalidade e de discurso. É membro do Grupo de Mídias Digitais, Discurso e Interação (Midigita) (FFLCH-USP) e do Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP (NEAC-USP). É membro da equipe editorial da revista Linha D'Água (FFLCH-USP).

Paulo Roberto Gonçalves-Segundo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Doutor em Letras (2011) pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras pela mesma universidade (2005). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas orientadas à articulação entre linguagem, cognição e discurso. Atua, principalmente, no campo da Análise Crítica do Discurso, na interface com a Linguística Sistêmico-Funcional, com a Linguística Cognitiva e com a Teoria da Argumentação; e na área de Linguística Aplicada, pensando na articulação entre gramática e textualidade, por meio de um olhar amparado pelas perspectivas cognitivo-funcional e discursivo-textual. Atualmente, participa como pesquisador dos projetos temáticos "História do Português Paulista" e "História do Português Brasileiro", é o primeiro líder do "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso da USP" (NEAC-USP) e membro dos grupos de pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD) e "Grupo de Estudos do Discurso da USP" (GEDUSP), além de ser um dos editores da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A) e da Revista Linha D'Água. Integra também o Grupo de Trabalho da ANPOLL sobre "Argumentação". Paulo Roberto Gonçalves Segundo é professor doutor adjunto em Filologia e Língua Portuguesa, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

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Published

2022-10-26

How to Cite

Matumoto, A. de O., & Gonçalves-Segundo, P. R. (2022). A SOCIAL-SEMIOTIC APPROACH FOR VISUAL ANALYSIS OF TWO-DIMENSIONAL GAMES: ON MEANING-MAKING IN DUCKTALES. EntreLetras, 13(1), 344–369. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p344-369