GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Rubenilson Pereira de Araújo
  • Flávio Pereira Camargo

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre questões diversas referentes aos estudos degênero e à diversidade sexual no ensino e na formação de professores. Para tanto, partimos,inicialmente, de uma discussão sobre os paradigmas educacionais emergentes e a teoria dacomplexidade e suas interrelações com o currículo e a formação de professores. Em seguida,verticalizamos nossas discussões acerca da relação entre gênero, sexualidade e currículo comfundamentação teórica e crítica advinda dos Estudos Culturais, particularmente os estudos degênero e suas interfaces com a educação, em uma perspectiva pós-estruturalista, com oobjetivo de discutir o pleno acesso à cidadania e a garantia dos direitos humanos a todos oscidadãos.

Biografia do Autor

Rubenilson Pereira de Araújo

Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, onde atua como professorsubstituto de Estágio Supervisionado de Língua e Literatura, no curso de Letras, no campus de Porto Nacional.Também atua como professor efetivo da rede pública estadual de ensino do Estado do Tocantins e do InstitutoTocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC/Campus de Porto Nacional). E-mail:rubenilsonpereira@gmail.com

Flávio Pereira Camargo

É professor Adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Tocantins, atuando na Graduação eno Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura. Desenvolve e orienta pesquisas sobrequestões relacionadas à narrativa brasileira contemporânea, aos estudos de gênero e de sexualidades e suasinterfaces com a educação. E-mail: camargolitera@uft.edu.br

Downloads

Como Citar

Pereira de Araújo, R., & Pereira Camargo, F. (2014). GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ABORDAGEM INTER E TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. EntreLetras, 3(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/914