LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Rubenilson Pereira de Araujo

Resumo

Este artigo analisa atividades de leitura num livro didático de Língua Portuguesa de 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental. Partindo dos conceitos de leitura, literatura e letramentoliterário, constatamos o conceito adotado, verificando se as reflexões teóricas de letramentoliterário têm sido incorporadas no livro didático no tocante ao ensino da leitura de textosliterários e/ou nas propostas apresentadas para a formação do leitor apto a apreciar a literatura.Para essa empreitada, utilizamos o exemplar de LDLP adotado por 84% das escolas públicasestaduais de Ensino Fundamental II da regional de P. Nacional-TO, distribuído pelo FNDEpara o triênio anterior. A coleção é voltada para os anos finais do Ensino Fundamental,denominada “Tudo é linguagem”, de autoria de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e VeraMarchezi. Fundamentamos em estudos teóricos a respeito do tema, além de considerar osPCN de L. P. e o guia PNLD 2008. Buscamos critérios reflexivos sobre as atividades deleitura na perspectiva do letramento literário, objetivando a formação do leitor letrado ecônscio de suas idiossincrasias, relativas à experiência de fruição estética. Os resultadosdemonstram que as autoras apropriam-se parcialmente do conceito de letramento literáriovoltado para a formação de um leitor apreciador da literatura e também engajado aos textos decirculação social. Notamos que a obra necessita de algumas adequações nos volumes das duasúltimas séries, visto a incidência de textos literários reduzirem em virtude da variedade degêneros e tipologias textuais e/ou da dificuldade em associar conteúdos gramaticais maiscomplexos à temática, utilizando assim, o texto literário como pretexto ou sua fragmentaçãopara abordagem de outro conteúdo de análise linguística.

Biografia do Autor

Rubenilson Pereira de Araujo

Mestrando em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UniversidadeFederal do Tocantins – MELL/UFT. Professor da rede estadual SEDUC-TO.

Downloads

Como Citar

Pereira de Araujo, R. (2014). LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO. EntreLetras, 2(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/885