O ESTILO DE PAULO MARINHO NA OBRA PERTO DO FOGO: TRILOGIA DO AMOR, DA TERRA E DA ESPERANÇA

Autores/as

  • Hilda Gomes Dutra Magalhães
  • Karylleila dos Santos Andrade

Resumen

Exploramos, neste artigo, os traços estilísticos presentes na obra Perto do fogo: trilogia doamor, da terra e da esperança, de Paulo Marinho, utilizando a Estilística de Damaso Alonsocomo suporte teórico, destacando como o autor faz uso dos recursos estilísticos na construçãode sua poesia. Lendo os textos, percebemos que Paulo Marinho constantemente dialoga comfiguras representativas da América, mais intensivamente, da América Latina. Cantando a sagade personalidades que fizeram e fazem a história “do Amor, da Terra e da Esperança”, o poetao faz através de uma linguagem que conjuga expressividade e afetividade, não raro, com tonsde denúncia.

Biografía del autor/a

Hilda Gomes Dutra Magalhães

Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado na SorbonneNouvelle e na EHESS/França. Professora do Curso de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura daUniversidade Federal do Tocantins/Campus de Araguaína.

Cómo citar

Gomes Dutra Magalhães, H., & dos Santos Andrade, K. (2014). O ESTILO DE PAULO MARINHO NA OBRA PERTO DO FOGO: TRILOGIA DO AMOR, DA TERRA E DA ESPERANÇA. EntreLetras, 2(1). Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/864