A FICÇÃO CIENTÍFICA COMO ESCRITA DE PODER IDEOLÓGICO

UMA LEITURA DE O GAFANHOTO TORNA-SE PESADO, DE HAWTHORNE ABENDSEN

Autores

  • Jefferson Jonathan dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Josiele Kaminski Corso Ozelame Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Resumo

Nesse estudo, analisaremos a ficção científica como escrita de poder ideológico. Nosso objetivo é entender como a sociedade na qual o leitor está inserido interfere na leitura de uma mesma obra literária e, para isso, escolhemos O Gafanhoto Torna-se Pesado, obra dentro da sociedade ficcional de O Homem do Castelo Alto, de Dick, publicado em 1962. Primeiramente, definiremos a ficção científica e apresentaremos o romance escolhido. Depois, caracterizaremos a sociedade nazista do livro, evidenciando sua relevância para a solidificação da obra. Por fim, analisaremos os leitores do Gafanhoto e seus posicionamentos em relação à obra.

Biografia do Autor

Jefferson Jonathan dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduado em Letras Português / Inglês e Suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela mesma instituição.

Josiele Kaminski Corso Ozelame, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

2017-11-26

Como Citar

dos Santos, J. J., & Kaminski Corso Ozelame, J. (2017). A FICÇÃO CIENTÍFICA COMO ESCRITA DE PODER IDEOLÓGICO: UMA LEITURA DE O GAFANHOTO TORNA-SE PESADO, DE HAWTHORNE ABENDSEN. EntreLetras, 8(2), 403–419. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/3404