O CONTO “DESENREDO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA COMO UM EXERCÍCIO DE LEITURA LITERÁRIA, NO ENSINO MÉDIO, DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p135-146

Palavras-chave:

Leitura literária; Oficina literária; Livro didático; Guimarães Rosa.

Resumo

O artigo tem como mote um exercício de leitura sob a forma de oficina literária, no nível médio, da educação básica. Assim, almeja-se uma aproximação do discente para com o universo de criação de Guimarães Rosa, por vezes, considerado como um autor hermético e, por conta dessa característica, ainda pouco explorado nessa etapa do ensino. Para isso, o corpus escolhido foi o conto Desenredo e a metodologia desenvolvida deu-se em torno do resgate de alguns tipos de leitura bem como execução de atividades um pouco além de questões de compreensão/interpretação textual. Logo, os resultados esperados, após o desenvolvimento e consequente conclusão de tais atividades reverberam em uma análise da relevância da escrita Roseana presente nos livros didáticos e de como esse recurso impresso pode ser utilizado enquanto ferramenta complementar no que tange à construção de um olhar literária.

Referências

BUNN, Daniela. A imagem alimentar e o advento do menor na literatura infantil: estranhamentos de Gianni Rodari. 2011. 274f. Tese (Doutorado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

CONTO. In: DICIO. Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/indole/. Acesso em: 24 abr. 2020.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO. Trilha de letras. Disponível em: www.tvbrasil.ebc.com.br/trilhadeletras. Acesso em: 24 abr. 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

OLIVEIRA, Raquel Trentin. Língua e Literatura na Escola: Um Casamento Feliz. In: MARTINI, Marcus de; OLIVEIRA, Raquel Trentin; FELIPPE, Renata Farias de. Literatura na escola: teoria, prática e (in)disciplina. 1. ed. Santa Maria: UFSM, PPGL, 2016. p. 75-90.

ROSA, João Guimarães. Tutaméia (Terceiras estórias). 8. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo de. O que pode o leitor? EntreLetras, Araguaína, v. 6, n. 2, p. 120-132, 2015. Disponível: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2736. Acesso em: 24 abr. 2020.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiane (org.). A escolarização da leitura literária - o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 20-35.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. São Paulo: Difel, 2009.

WALT, Ivete Lara Camargos. Literatura e escola: anti-lições. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (org.). Escolarização da leitura literária. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 74-86. (Linguagem e Educação).

ZILBERMAN, Regina. O Papel da Literatura na Escola. In: MARTINI, Marcus de; OLIVEIRA, Raquel Trentin; FELIPPE, Renata Farias de. Literatura na escola: teoria, prática e (in)disciplina. 1. ed. Santa Maria: UFSM, PPGL, 2016. p. 19-34.

Downloads

Publicado

2023-12-24

Como Citar

Mourão, M. A. (2023). O CONTO “DESENREDO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA COMO UM EXERCÍCIO DE LEITURA LITERÁRIA, NO ENSINO MÉDIO, DA EDUCAÇÃO BÁSICA. EntreLetras, 14(3), 135–146. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p135-146

Edição

Seção

DOSSIÊ: ROSA PARA ALÉM DAS BORDAS - v. 14, n. 3, 2023