PAISAGEM TRANSFIGURADA

RIOBALDO E O PACTO COM O DIABO EM AUDIOVISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p80-95

Palavras-chave:

Literatura, Audiovisual, Adaptação, Tradução Intersemiótica

Resumo

Grande Sertão: Veredas (1956) originou outra obra literária de nome homônimo: uma minissérie televisiva. Assim, busco compreender como a nova mídia elaborada a partir de configurações próprias, interage com o texto da obra original facultada aos limites do que é popularmente conhecido como "adaptação". A partir da tradução intersemiótica abarco como o “sertão” se manifesta enquanto paisagem e a relação com o mito de Fausto na obra. A análise delimita-se às figurações do momento narrativo em que Riobaldo exclama o nome do demônio nas "Veredas-Mortas”. Finalmente, resulta evidenciada as relações formais que constituem a subjetividade do personagem em cada obra.

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Publicado

2023-12-24

Como Citar

Bruch Deitos, M. (2023). PAISAGEM TRANSFIGURADA: RIOBALDO E O PACTO COM O DIABO EM AUDIOVISUAL. EntreLetras, 14(3), 80–95. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n3p80-95

Edição

Seção

DOSSIÊ: ROSA PARA ALÉM DAS BORDAS - v. 14, n. 3, 2023