O ENSINO SUPERIOR E SUAS EXIGÊNCIAS:

CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL DOS GRADUANDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P485

Resumo

As instituições de ensino superior têm se preocupado crescentemente com a saúde mental dos estudantes, importante para o bem-estar e o desempenho acadêmico. Neste artigo, aborda-se a saúde mental a partir de uma experiência de estágio curricular obrigatório em uma instituição de ensino superior. Buscou-se compreender a percepção de pessoas-chave da comunidade acadêmica quanto: à consciência e às expectativas da existência de problemas de saúde mental na instituição, às causas prováveis desse sofrimento e aos principais efeitos/consequências para os envolvidos. Realizaram-se encontros com: diretor e vice da faculdade, coordenadores dos quatro cursos existentes, além do psicólogo, assistente social e representante do diretório e de três centros acadêmicos. Os participantes perceberam que a saúde mental é uma problemática que merece atenção institucional. As causas percebidas dos prejuízos à saúde mental foram, por exemplo: diminuição do contato com familiares, autocobrança, relação opressora/hierárquica entre professor-discente e carga excessiva de estudos. Algumas consequências percebidas: banalização/naturalização do sofrimento, dificuldade de aprendizagem, transtornos de ansiedade e depressivos, uso/abuso de álcool e outras drogas i/lícitas, ideação/tentativa de suicídio. Variáveis associadas também foram identificadas: dificuldades para conciliar trabalho-faculdade, falta de estrutura de lazer da cidade/faculdade, dificuldades financeiras, incertezas sobre o mercado de trabalho e contexto histórico e político. 

Biografia do Autor

Fábio de Cristo, UFRN

Doutor em psicologia social, do trabalho e das organizações. Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Isabella Maria Silva Umbelino de Farias, UFRN

Acadêmica do curso de psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Auralice Carlos Cavalcante, UFRN

Acadêmica do curso de psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Anne Louyse Gomes de Medeiros, UFRN

Acadêmica do curso de psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gyovani Dhieymyson Oliveira Lima, UFRN

Acadêmico do curso de psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Wanderley Fernando Quirino Diogo, UFRN

Acadêmico do curso de psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Cristo, F. de, Farias, I. M. S. U. de, Cavalcante, A. C., Medeiros, A. L. G. de, Lima, G. D. O., & Diogo, W. F. Q. (2019). O ENSINO SUPERIOR E SUAS EXIGÊNCIAS:: CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL DOS GRADUANDOS. Trabalho (En)Cena, 4(2), 485–505. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P485

Edição

Seção

Dossiê Saúde Mental nas IES