L’enseignant et le processus d’enseignement-apprentissage de la géographie à l’école primaire
Réflexions sur les apports de la notion d’activité didactique
DOI :
https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P38Résumé
Resumo : Há trinta anos, na França, a pesquisa sobre a didática da geografia na escola primária se interessou por vários objetos. Uma parte dos trabalhos empreendidos nessa área envolveram os docentes (suas representações da geografia, suas relações à forma escolar) e as práticas de ensino. Esses trabalhos permitem retratar “o estado atual” do ensino da geografia na escola primária[1]. No entanto, eles ocultam o docente - enquanto sujeito-autor - e seu papel no processo de ensino-aprendizagem. É para trabalhar essa questão que vincula a ação tal como se manifesta nas práticas de ensino a seu autor que desenvolvemos, há alguns anos, pesquisas sobre a atividade didática dentro e fora da sala de aula. Nosso texto aborda as questões teóricas e metodológicas às quais os pesquisadores são confrontados quando tentam descrever e caracterizar a atividade didática de docentes generalistas quando ensinam geografia na escola primária. Alguns resultados são apresentados e discutidos. Finalmente, além da finalidade epistêmica de nossas pesquisas, acreditamos que a compreensão da realidade da atividade pode contribuir para uma evolução da formação didática dos docentes para o ensino da geografia. Sendo assim, para concluir, daremos sugestões para a formação dos docentes nessa área.
Palavras-chaves: didática da geografia, atividade docente, escola primária, docentes generalistas
[1] No Québec, o ensino primário tem duração de 6 anos e é destinado às crianças de 7 a 12 anos. Ele corresponderia aos 6 primeiros anos do ensino fundamental brasileiro
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.