L’enseignant et le processus d’enseignement-apprentissage de la géographie à l’école primaire

Réflexions sur les apports de la notion d’activité didactique

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P38

Résumé

Resumo : Há trinta anos, na França, a pesquisa sobre a didática da geografia na escola primária se interessou por vários objetos. Uma parte dos trabalhos empreendidos nessa área envolveram os docentes (suas representações da geografia, suas relações à forma escolar) e as práticas de ensino. Esses trabalhos permitem retratar “o estado atual” do ensino da geografia na escola primária[1]. No entanto, eles ocultam o docente - enquanto sujeito-autor - e seu papel no processo de ensino-aprendizagem. É para trabalhar essa questão que vincula a ação tal como se manifesta nas práticas de ensino a seu autor que desenvolvemos, há alguns anos, pesquisas sobre a atividade didática dentro e fora da sala de aula. Nosso texto aborda as questões teóricas e metodológicas às quais os pesquisadores são confrontados quando tentam descrever e caracterizar a atividade didática de docentes generalistas quando ensinam geografia na escola primária. Alguns resultados são apresentados e discutidos. Finalmente, além da finalidade epistêmica de nossas pesquisas, acreditamos que a compreensão da realidade da atividade pode contribuir para uma evolução da formação didática dos docentes para o ensino da geografia. Sendo assim, para concluir, daremos sugestões para a formação dos docentes nessa área.

Palavras-chaves: didática da geografia, atividade docente, escola primária, docentes generalistas

 

 

[1] No Québec, o ensino primário tem duração de 6 anos e é destinado às crianças de 7 a 12 anos. Ele corresponderia aos 6 primeiros anos do ensino fundamental brasileiro

Biographie de l'auteur-e

Anne Glaudel, Université de Reims Champagne-Ardenne

Docteure en sciences de l’éducation à l’Université de Reims Champagne-Ardenne. Chercheure associée au CEREP EA 4692, ses travaux de recherche portent principalement sur l’étude des pratiques d’enseignement de la géographie en contexte scolaire.

Téléchargements

Publié-e

2018-03-01

Comment citer

Philippot, T., & Glaudel, A. (2018). L’enseignant et le processus d’enseignement-apprentissage de la géographie à l’école primaire: Réflexions sur les apports de la notion d’activité didactique. Trabalho (En)Cena, 3(1), 38–54. https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P38

Numéro

Rubrique

Articles Théoriques et Empiriques