A CONSTRUÇÃO DA FITA DE MOEBIUS

REPERCUSSÕES COM PROFESSORES READAPTADOS

Autores/as

  • Maria Luiza Gava Schmidt Unesp
  • Larissa Rodrigues de Freitas Unesp
  • Camila Querubin Unesp
  • Venâncio Paiola Tonon Unesp
  • Tainara Menezes Dias

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e021019

Palabras clave:

readaptação profissional, clínica do trabalho, psicodinâmica do trabalho, fita de Moebius, professores.

Resumen

Neste artigo, apresentamos o resultado de uma sessão da clínica do trabalho na proposta da psicodinâmica do trabalho, na qual foi realizada uma oficina de confecção da Fita de Moebius. Participaram da atividade doze professores que foram afastados do trabalho e readaptados em outras funções. Tomando como referência as propriedades topológicas correlacionadas à fita surgiram relatos da vivência do rompimento com o trabalho ocasionado pelo adoecimento, tensões relacionadas ao processo de readaptação profissional e perda de referencial identitário do papel de professor provocadas pelas restrições laborais. Esperamos com este artigo contribuir para mostrar uma possibilidade de atuação da Psicologia do Trabalho em suas conexões com a Clínica do Trabalho na vertente dejouriana na área da saúde do trabalhador

Biografía del autor/a

Maria Luiza Gava Schmidt, Unesp

Universidade Estadual Paulista

Larissa Rodrigues de Freitas, Unesp

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Camila Querubin, Unesp

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Venâncio Paiola Tonon, Unesp

Graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Tainara Menezes Dias

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Ciências e letras - Universidade Estadual Paulista - Unesp.

Citas

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Publicado

2021-08-10

Cómo citar

Gava Schmidt, M. L., Rodrigues de Freitas, L., Querubin, C. ., Paiola Tonon, V. ., & Menezes Dias, T. . (2021). A CONSTRUÇÃO DA FITA DE MOEBIUS: REPERCUSSÕES COM PROFESSORES READAPTADOS. Trabalho (En)Cena, 6(Contínuo), e021019. https://doi.org/10.20873/2526-1487e021019

Número

Sección

Relato de Experiência