Clinical Psychodynamics of Work with managers of Parliamentary Shorthand

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V2N1117

Abstract

Resumen

Se presenta una práctica en clínica Psicodinámica del Trabajo con gestores del área de taquigrafía, de una organización pública. Se analizó la organización del trabajo, la movilización subjetiva, el sufrimiento, las defensas y las patologías. Se realizó nueve sesiones colectivas, con ocho gerentes. Se concluyó que los participantes están sometidos a una organización del trabajo enfocada en la productividad y excelencia de la prestación de los servicios. No hay espacio para la subversión del trabajo prescrito y flexibilidad en el modo de realizar las tareas. Hay espacio de negociación para solucionar los problemas reales del trabajo, permitiendo que el gerente coloque la creatividad y subjetividad para lidiar con lo prescrito. La posibilidad de enfrentar los constreñimientos del trabajo da espacio a las vivencias de placer, que se intensifica por el reconocimiento en el trabajo.

Palabras-Clave: Psicodinámica del Trabajo; Gerente; Taquigrafía; Excelencia en la Gestión

Author Biographies

Emílio Peres Facas, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Universidade de Brasília. Colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB) e em Psicologia da Faculdade de Educação (UFG). Psicólogo, Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília com período sanduíche em Université Catholique de Louvain. Coordenador do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho - LPCT/UnB.

Héden Cardoso Rodrigues Fischer, Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília - UnB

Psicóloga no Projeto Práticas em Clínica do Trabalho do Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos do Instituto de Psicologia da UnB. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Práticas em Clínica, Saúde e Trabalho - GEPSAT. Membro do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília - UnB (convidado). Atendimento em Clínica do Trabalho (Consultório de Psicologia). Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela UnB. Especialista em Psicodinâmica do Trabalho pela UnB.

Liliam Deisy Ghizoni, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus Universitário de Palmas, no Curso de Administração e no Programa de Pos Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM). Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações na UnB com Estágio Sanduíche na Université Catholique de Louvain la Neuve - Bélgica. Pesquisadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clinica do Trabalho - LPCT/UnB. No CNPQ é líder do Trabalho e Emancipação: coletivo de pesquisa e extensão (UFT) e também membro do Grupo de Pesquisa Psicodinâmica e Clínica do Trabalho (UnB). Membro do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na ANPEPP.

Published

2017-09-27

How to Cite

Facas, E. P., Fischer, H. C. R., & Ghizoni, L. D. (2017). Clinical Psychodynamics of Work with managers of Parliamentary Shorthand. Trabalho (En)Cena, 2(1), 117–131. https://doi.org/10.20873/2526-1487V2N1117

Issue

Section

Artigo de Pesquisa