ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS ORIENTADOS PARA O SOFRIMENTO NO TRABALHO:

UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P366

Resumo

O objetivo proposto no presente artigo é de apresentar e analisar os princípios teórico-metodológicos adotados pela prática de escuta clínica voltada para trabalhadores, na modalidade de atendimento individual, desenvolvida como uma atividade de estágio supervisionado no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras sob a responsabilidade da autora. Esta prática teve início no ano de 2014 e ainda está em andamento. Neste período de realização contou com a participação de 22 alunos estagiários envolvidos nos atendimentos e atendeu em torno de 38 servidores municipais readaptados e 21 trabalhadores da região interessados. Consideramos que um dos principais desafios do clínico na proposta que desenvolvemos é de trabalhar o setting terapêutico para torná-lo um espaço de acolhimento para falar sobre si, para entrar em contato com a sua experiência, que favoreça a expressão do sofrimento existente a fim de ampliar sua potência de agir. Os princípios desta prática têm sido construídos a partir da Psicodinâmica do Trabalho e da Psicoterapia Breve proposta por Héctor Fiorini e acreditamos que o diálogo entre tais referenciais têm contribuído para o exercício da escuta clínica.

Biografia do Autor

Suzana Canez da Cruz Lima, UFF Rio das Ostras

Professora do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense do Polo Universitário de Rio das Ostras. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2011). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), especialista em Teoria Psicanalítica, Saúde Mental Coletiva e Psicologia do Trabalho. Graduada em Psicologia (1990). Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com interesse atualmente nos seguintes temas: saúde mental e trabalho em especial pela abordagem da psicodinâmica do trabalho.

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Lima, S. C. da C. (2019). ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS ORIENTADOS PARA O SOFRIMENTO NO TRABALHO:: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO. Trabalho (En)Cena, 4(2), 366–385. https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P366

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)