A alma silenciada: uma experiência no SAMU/DF

Autores

Resumo

Seguindo os preceitos da Clínica Psicodinâmica do Trabalho (PDT), o objetivo geral deste estudo foi avaliar qualitativamente o espaço de fala entre os gestores e servidores no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Distrito Federal. O SAMU é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Trata-se de um serviço público e universal que salva milhares de pessoas, diariamente, no Brasil. O escopo deste caso inclui o campo das relações, tendo em conta fatores subjetivos e institucionais interferentes e os aspectos da intolerância que toma o lugar da ausência de diálogo. As consequências podem gerar ações violentas, perpetrando o autoritarismo, quando se torna difícil aplicar os meios para seguir as prescrições. Submeter a atividade de decisões políticas, a sobrecarga de trabalho a que os servidores estão expostos e a gestão baseada em metas numéricas são algumas questões discutidas neste relato.

 

Palavras chave: Saúde do trabalhador. SAMU. Espaço da palavra. Sofrimento psíquico.

Biografia do Autor

Luciane Kozicz Reis Araujo, UnB

Mestre em Saúde Pública na ENSP/Fiocruz Brasília (2017). Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB – 2008). Especialização em andamento em “Escuta Psicanalítica de Grupos” pela Sociedade de Psicanálise Pluralista de Brasília – SPP-DF. Pesquisadora do Cnpq e pesquisadora convidada do Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília -UnB. Coordenou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho, vinculado ao Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília – UnB (2007-2011). Foi Subsecretária de Segurança e Saúde no Trabalho do Governo do Distrito Federal (2011-2016).

Referências

Antunes, R. (2002) Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo.

Bardin, L. (1977) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Brasil. Ministério do Trabalho e Previdência Social. Saúde e Segurança do Servidor. (2016) Ícone Saúde e Segurança do Trabalhador – Estatísticas de Saúde e Segurança no Trabalho Brasília: Autor. Recuperado em 15 de março de 2016, de http://www.mtps.gov.br.

Capitão, C.C. & Heloani, J.R. (2007, jul./dez) A identidade como grupo, o grupo como identidade. Revista Aletheia,26,50-61.

Chanlat,J.F. (1996). Modos de gestão, saúde e segurança no trabalho. In: E. Davel & J. Vasconcellos (Orgs.). Recursos Humanos e Subjetividade (pp.118-128). Petrópolis. Vozes.

Cox, T., Griffiths, A., & Rial-González, E. (2000) Research on Work-related Stress. Luxemburgo: Serviço de Publicações da União Europeia.

Darmegian,S. (2009) Para além da barbárie civilizatória: o amor e a ética humanista. Tese de livre docência.Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo. São Paulo. Brasil.

Dejours, C. (2004) Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção, Vol. 3, n. 14, pp. 27-34.

Enriquez, E. (1996) Prefácio In: E. Davel & J. Vasconcellos (Orgs.). Recursos Humanos e Subjetividade. Petrópolis. Vozes

European Agency for Safety and Health at Work (2015) Estimar o custo dos acidentes e problemas de saúde relacionados com o trabalho. Luxemburgo: Serviço de Publicações da União Europeia.

Freud,S. (1974). Totem e Tabu. Edição Standart Brasileira, das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XIII, Imago.

Heloani, J.R. (1996) Organização do Trabalho e Administração: uma visão multidisciplinar. São Paulo. Cortez

Occupational Safety and Health at Work (2010). Inquéritos e Estatísticas. Recuperado em novembro de 2015, de https://osha.europa.eu/en/tools-and-publications/publications.

Schiffman, L.; Kanuk,L.(2000) Comportamento do consumidor. 6. ed. São Paulo: LTC Editora, p.27.

Superintendencia de Seguridad Social. Suseso – ISTAS 21 (2009). Cuestionario de evaluación de riesgos psicosociales en el trabajo. Manual de Uso. Chile: Superintendencia de Seguridad Social.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Reis Araujo, L. K. (2018). A alma silenciada: uma experiência no SAMU/DF. Trabalho (En)Cena, 3(2), 157–166. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/4808

Edição

Seção

Relato de Experiência