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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • Observe se você seguiu o modelo estrutural do artigo, de acordo com a Seção que está propondo.
  • Observe se atendeu todas as solicitações constantes na Aba SOBRE/SOBRE A REVISTA da pagina principal da Revista, sobretudo as POLÍTICAS DE SEÇÃO.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas DIRETRIZES PARA AUTORES, disponível no item SOBRE, link SUBMISSÕES.
  • O Título e subtítulo (se houver), o Resumo e as Palavras chave estão apresentados em 2 idiomas: Português e Inglês (e no idioma original do artigo, se estrangeiro)? Lembre-se de colocar esta informação em METADADOS (na hora da submissão), em TODOS OS IDIOMAS.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF?
  • URLs para as referências foram informadas quando possível (deixá-las no modo ativo para consultas no referido site).
  • O texto está em fonte: Times New Roman, tamanho 12, incluindo Referências, Notas de Rodapé.
    Margens: Superior e Esquerda: 3cm; inferior e Direita: 2 cm;
    Espaçamento entre linhas: 1,5cm ao longo de todo o texto.
    Espaçamento antes e depois: zero
    Parágrafo: 1,25cm
    As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Cuidados Éticos nas Pesquisas que Envolvem Seres Humanos: Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e discuti-los, se necessário (na parte de Métodos do manuscrito). Em todos os casos de estudo/pesquisa empírica (Relatos de Pesquisa ou Relatos de Experiência) é necessário apresentar informações sobre o processo de Consentimento, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do(s) sujeito(s) em consentir participar do estudo e os cuidados éticos adotados para o procedimento. Apresentar, na submissão do artigo, se os autores possuírem, parecer do Comitê de Ética da Universidade/Instituição ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no caso de estudo individual/grupal.
  • Para as citações e referências usou as normas APA 7 Ed. Consultou os exemplos de normas disponibilizadas.
  • Em Metadados inserir CORRETAMENTE: Filiação Institucional na ordem decrescente: Universidade, Faculdade e Departamento (de cada autor)
  • Em metadados inserir: ORCID ID de cada autor (Open Researcher and Contributor ID - https://orcid.org/).
  • Em Metadados, inserir: Endereço Postal profissional do primeiro autor (rua, número, bairro, cidade, estado, país)
  • Retirar informações do autor nas propriedades do documento, vá em “Arquivo” - “Informações” – “Propriedades”- “Verificar Se Há Problemas” – “Inspecionar Documento”, para Microsoft Office Word 365). Para versões anteriores, consultar “Arquivo” – “Propriedades”.
  • Inserir as palavras chave uma a uma no campo específico, na submissão (não em bloco)
  • Colocou no Final do artigo as contribuições de cada autor?

Directrices para autores/as

La Revista Trabajo (En)Escena publica artículos relacionados al trabajo, con enfoque en abordajes críticos y clínicos. Los artículos publicados y las referencias citadas en la Revista Trabajo (En)Escena son de entera responsabilidad de sus autores. Al someter cualquier texto a la Revista el autor se compromete a identificar y acreditar todos los datos, imágenes y referencias. Debe aún declarar que los materiales presentados están libres de derechos de autor, no cabiendo, por lo tanto, a la Revista Trabajo (En)Escena y a sus editores, cualquier responsabilidad jurídica.

Los artículos, recibidos exclusivamente por medio de nuestro sistema electrónico, serán sometidos a la apreciación y selección del Consejo Editorial y evaluación por pares desde que se encuadren en el Enfoque y Objetivo de la revista y respeten los siguientes criterios y normas para las presentaciones:

  1. Los artículos pueden ser producidos por doctores o por doctores en coautoría con doctorados, en maestría, graduados y alumnos de iniciación científica (desde que el primer autor sea doctor); las reseñas pueden ser producidas por alumnos de programas de pos-graduación stricto sensu (maestría académica o profesional y doctorado), profesores y doctores. Respetando el límite máximo de 4 (cuatro) autores.
  2. Los artículos y reseñas pueden ser redactados en portugués, español, francés e inglés, siendo publicadas sus versiones originales. 2.1 Neste Link você acessa o MODELO ESTRUTURAL DO ARTIGO (template)
  3. El trabajo debe ser enviado a una de las secciones de la revista (artículos teóricos o empíricos; Relatos de Experiencia Profesional; Reseña y Dossier), exclusivamente por medio del sistema, mediante registro previo del autor, atendiendo a las exigencias explicitas en cada Sección.
  4. Para asegurar la evaluación ciega de los trabajos, solicitamos que toda identificación autoral (nombres en el cuerpo del texto y marcas de autoría en las propiedades de documentos) sea retirada del archivo. El autor debe informar nombre completo, titulación, institución de origen y resumen de la bibliografía de hasta tres líneas en su perfil en el registro, además de la dirección de contacto (sugerimos indicar el de la Universidad y/o unidad)
  5. Se adopta las normas de publicación de la Secta Edición del Manual de Publicación de la American Psychological Association (APA, 2010). En lo concerniente a los tipos de contribución, conforme a la normas de la APA, la Revista Trabajo (En)Escena acepta textos que se encuadren en las siguientes categorías: Artículos Teóricos y Empíricos; Relatos de Experiencia; Reseña; Dossier.

Directrices Generales

  1. Papel: Tamaño A4 (21 x 29,7 cm). Observar cantidad de páginas conforme el tipo de manuscrito.
  2. Fuente: Times New Roman, tamaño 12, a lo largo de todo el texto, incluyendo Referencias, Notas de Rodapié, Tablas, etc…
  3. Márgenes: 3,0 Superior e Esquerda e 2,0  Inferior e Direita 
  4. Espaciamiento: espacio doble a lo largo de todo el manuscrito, incluyendo hoja de Rostro, Resumen, Cuerpo del Texto, Referencias, etc., sin espaciamiento especial entre párrafo.
  5. Alineamiento: Justificado
  6. Sangría de la primera línea del párrafo: tab = 1,25 cm.
  7. Numeración de las páginas: en el canto derecho a la altura de la primera línea de cada página.
  8. Encabezado de página: las primera dos o tres palabras del título deben aparecer cinco espacios a la izquierda del número de la página. El encabezado es usado para identificar las páginas del manuscrito durante el proceso editorial. Usando MS Word, cuando el número de la página y el encabezado son inseridos en una página, automáticamente aparecen en todas las otras.
  9. Direcciones de Internet: Todas las direcciones “URL” (links para internet) en el texto (ej.: http://pkp.sfu.ca) deberán estar activos.
  10. Referencias: Inicie una nueva página para la sección de Referencias, con este título centralizado en la primera línea abajo del encabezado. Apenas las obras consultadas  y mencionadas en el texto deben aparecer en esta sección. Continúe utilizando espacio doble y no deje un espacio extra entre las citaciones. Las referencias deber ser citadas en orden alfabético por el apellido del autor, de acuerdo con las normas de la APA (vea algunos ejemplos abajo). En casos de referencia a múltiplos estudios del/de la mismo(a) autor(a) utilice orden cronológico, o sea, del estudio más antiguo al más reciente. Nombres de autores no deben ser sustituidos por guiones o trazos.

Ejemplos de Referencias:

  1. Artículo de Revista científica Apellido, A. B. C., Apellido, A. L., & Apellido, R.S. (ano). Título del artículo. Nombre de la Revista en itálico, volumen (numero), página inicial-pagina final. Inserir número DOI
  2. Artículo de revista científica editada apenas en formato electrónico Apellido, A. B. C. (ano, mes). Título del artículo. Nombre de la Revista en Itálico, volumen, Retrieved in mes, día, año, from especificar la web http://
  3. Libros Apellido, A. B. C. (ano). Título del Libro en Itálico. Ciudad: Editora.
  4. Capítulo de Libro Apellido, A. B. C. (ano). Título del Capítulo. In A. B. Apellido (Ed.), Título del Libro en itálico (pp. Especificar inicial-final del capítulo). Ciudad: Editora.
  5. Obra antigua y reeditada en fecha muy posterior Apellido, A. B. C. (año). Título del Libro en itálico. Ciudad: Editora. (Original published in 1979 (especifique el año de la primera edición)).
  6. Autoría institucional Nombre de la Institución (año). Titulo (número de la ed. Revisada o no). Ciudad: Autor.

 

Artículos Teóricos y Empíricos

ARTIGO DE PESQUISA: Trata-se de relato de pesquisa original. Sua estrutura consiste na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos, procedimentos utilizados para condução da pesquisa – incluindo os cuidados éticos adotadas, forma de análise dos dados); resultados (relato dos achados e análises); discussão (interpretação e implicações dos resultados diante da literatura estudada) e considerações finais. Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português e inglês.  Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescindível que seja indicada a fonte.  Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

Artigo de Revisão de Literatura

Artigo de Revisão de Literatura: Trata-se de revisão sistemática, revisão de escopo, revisão integrativa ou metanálise. Deixar claro no artigo o tipo de revisão adotado. A estrutura é: Introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais. Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português e inglês.  Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescindível que seja indicada a fonte. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

Relato de Experiência

Artigo contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo o trabalho e o trabalhar como eixo central. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo os resumos, figuras, tabelas e referências. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. (Citar entre 3 e 5 descritores). Seção aberta para o público em geral. Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo.

Resenha (de livro ou filme)

Trata-se de revisão crítica de obra publicada até 1 ano, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. É fundamental que não se trate apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente uma crítica. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo todos os seus elementos. Aceita-se também resenha críticas de Filmes dentro do escopo da Revista. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção aberta para o público em geral. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores ao manuscrito, os autores precisam informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

 

Entrevista

Entrevista: Trata-se de um texto em que contenha uma interação acadêmica de qualidade. O entrevistado e o entrevistador precisam abordar de forma crítica, reflexiva e provocativa opiniões que versem sobre o mundo do trabalho na contemporaneidade. É, portanto, uma conversa entre duas ou mais pessoas com um fim determinado com perguntas feitas pelo entrevistador de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado, no escopo da revista. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitada a 20 páginas incluindo todos os seus elementos O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção exclusiva para doutores.

Apresentar ao final as formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

 

Ensaio

Trata-se de um texto teórico, que problematiza, contemplando uma exposição lógica e reflexiva com uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento do autor. Por ser uma reflexão circunstanciada, traz maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante, vinculado ao escopo da revista. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 20 páginas incluindo todos os seus elementos O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção exclusiva para doutores. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores no ensaio, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

 

DOSSIÊ

Segue de acordo com o tipo de publicação. Informar o Nome do Dossiê na Submissão.

DOSSIÊ SAÚDE MENTAL NO TRABALHO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Consultar as políticas de seção da revista no link:

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/about/submissions

Dossiê: Fatores Humanos: Saúde e Segurança no Trabalho

De acordo com as políticas da Revista. Recebemos Artigos de Pesquisa; Artigo de Revisão de Literatura; Relato de Experiência; Resenha (de livro ou filme); Entrevista; Ensaio (conferir regras de cada um em Políticas de Seção)

Dossiê: Trabalho, Subjetividades e Práticas Clínicas

Abrimos a chamada para um Dossiê Temático cujo tema é: Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas

 

- Cada autor(a) e/ou co-autor(a) poderá submeter apenas um artigo;

- Os artigos devem seguir todas as instruções e normas para Submissões constantes no site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/index

- Recebemos Artigos de Pesquisa; Artigo de Revisão de Literatura; Relato de Experiência; Resenha (de livro ou filme); Entrevista; Ensaio (conferir regras de cada um em Políticas de Seção)

- Ao fazer a submissão escolha a OPÇÃO: Dossiê Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas

 

 

Cronograma

Lançamento: 01/12/2023

Submissões: até 18 de março 2024

Avaliações: Previstas até 15 de maio de 2024

Correções pelos autores: Previstas até 20 de junho de 2024

Conferência dos Editores e Leiautes: Previstas até 01 de agosto de 2024

Conferência de Leiaute pelos autores: Previsto até 15 de agosto de 2024

Previsão de publicação: setembro de 2024 (integrando o volume 9 da Revista)

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