Soumissions

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Liste de vérification de la soumission

Les auteurs-es doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec l'ensemble des éléments suivants. Les soumissions non conformes pourraient être retournées aux auteurs-es.
  • Observe se você seguiu o modelo estrutural do artigo, de acordo com a Seção que está propondo.
  • Observe se atendeu todas as solicitações constantes na Aba SOBRE/SOBRE A REVISTA da pagina principal da Revista, sobretudo as POLÍTICAS DE SEÇÃO.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas DIRETRIZES PARA AUTORES, disponível no item SOBRE, link SUBMISSÕES.
  • O Título e subtítulo (se houver), o Resumo e as Palavras chave estão apresentados em 2 idiomas: Português e Inglês (e no idioma original do artigo, se estrangeiro)? Lembre-se de colocar esta informação em METADADOS (na hora da submissão), em TODOS OS IDIOMAS.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF?
  • URLs para as referências foram informadas quando possível (deixá-las no modo ativo para consultas no referido site).
  • O texto está em fonte: Times New Roman, tamanho 12, incluindo Referências, Notas de Rodapé.
    Margens: Superior e Esquerda: 3cm; inferior e Direita: 2 cm;
    Espaçamento entre linhas: 1,5cm ao longo de todo o texto.
    Espaçamento antes e depois: zero
    Parágrafo: 1,25cm
    As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Cuidados Éticos nas Pesquisas que Envolvem Seres Humanos: Autores que relatam estudos com seres humanos devem considerar todos os aspectos éticos relacionados ao trabalho apresentado e discuti-los, se necessário (na parte de Métodos do manuscrito). Em todos os casos de estudo/pesquisa empírica (Relatos de Pesquisa ou Relatos de Experiência) é necessário apresentar informações sobre o processo de Consentimento, incluindo o método utilizado para avaliar a capacidade do(s) sujeito(s) em consentir participar do estudo e os cuidados éticos adotados para o procedimento. Apresentar, na submissão do artigo, se os autores possuírem, parecer do Comitê de Ética da Universidade/Instituição ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) no caso de estudo individual/grupal.
  • Para as citações e referências usou as normas APA 7 Ed. Consultou os exemplos de normas disponibilizadas.
  • Em Metadados inserir CORRETAMENTE: Filiação Institucional na ordem decrescente: Universidade, Faculdade e Departamento (de cada autor)
  • Em metadados inserir: ORCID ID de cada autor (Open Researcher and Contributor ID - https://orcid.org/).
  • Em Metadados, inserir: Endereço Postal profissional do primeiro autor (rua, número, bairro, cidade, estado, país)
  • Retirar informações do autor nas propriedades do documento, vá em “Arquivo” - “Informações” – “Propriedades”- “Verificar Se Há Problemas” – “Inspecionar Documento”, para Microsoft Office Word 365). Para versões anteriores, consultar “Arquivo” – “Propriedades”.
  • Inserir as palavras chave uma a uma no campo específico, na submissão (não em bloco)
  • Colocou no Final do artigo as contribuições de cada autor?

Directives aux auteurs-es

La revue  Trabalho(En)Cena  publie des articles liés au travail, en se concentrant sur les approches critiques et cliniques.

Les articles publiés et les références citées dans la revue  Trabalho (En)Cena sont de responsabilité exclusive des auteurs. En soumettant un texte à la revue, l'auteur s’engage à  identifier et à créditer toutes les données, les images et les références. Il doit encore déclarer que les documents présentés sont libres de droit d’auteur, n’ayant pas, par conséquent, la revue Trabalho(En)Cena et leurs rédacteurs en chef, des responsabilités juridiques.

Les articles, reçus exclusivement par notre système électronique, seront soumis à l’appréciation et sélection du Comité de Rédaction et à l’évaluation par les pairs à la condition qu’ils correspondent aux objetives de la revue, focus et but, et respectent les règles et les  critères pour les soumissions:

1. Les articles peuvent être elaborés par des docteurs ou par docteurs en co-écriture avec doctorants, étudiants de master, professeurs, diplômés et étudiants de premier cycle (à la condition que le premier auteur soit docteur); les commentaires peuvent être produits par des étudiants de programmes d'études de troisième cycle, stricto sensu (le master académique ou professionnel et doctorat), titulaires de master et doctorat, en respectant  la limite  maximum de quatre (4) auteurs.

2. Les articles et les commentaires peuvent être rédigés en portugais, en espagnol, en français ou en anglais, et leurs versions originales sont publiés.

2.1 Neste Link você acessa o MODELO ESTRUTURAL DO ARTIGO (template)

3. Le travail doit être envoyé à l'une des sections de la revue (articles théoriques ou empiriques; Rapports d'expérience professionnelle; Commentaire et Dossier) exclusivement via le système, par l'enregistrement préalable de l'auteur, compte tenu des exigences explicitées dans chaque section.

4. Afin d'assurer l'évaluation aveugle des travaux, nous demandons que toute l’identification du droit d'auteur (noms dans le corps du texte et les marques d'auteur dans les propriétés du document) doit être  retirée de l’archive. L'auteur doit informer le nom complet, titre, institution d'origine et le résumé de la biographie de jusqu'à trois lignes de son profil dans l’enregistrement, en plus de l'adresse de contact (nous suggérons indiquer l'adresse de l’Université et/ou l'unité).

5. Les règles de publication de la Sixième Éditon du Manuel de Publication de l’American Psychological Association sont adoptées(APA, 2010). En ce qui concerne les types de contribution, selon les règles de  l'APA, la  revue  Trabalho (En)Cena accepte des textes qui correspondent aux catégories suivantes: articles théoriques et empiriques; Rapports d'Expérience; Commentaire; Dossier.

Lignes Directrices Générales

A. Papier: format A4 (21 x 29,7 cm). Observez le nombre de pages en fonction du type de manuscrit.

B. Source: Times New Roman, taille 12, tout au long du texte, y compris les références, notes de bas, tableaux, etc.

C. Marges: 3,0 Superior e Esquerda e 2,0  Inferior e Direita 

D. Espacement: double interligne tout au long du manuscrit, y compris la page de titre, résumé, corps de texte, références, etc., sans espacement spécial entre les paragraphes.

E. Alignement: Justificado

F. Recul  de la première ligne du paragraphe: onglet = 1,25 cm

G. La numération des pages: sur le côté droit au moment de la première ligne de chaque page.

H. Tête: les deux ou trois premiers mots du titre doivent apparaître cinq espaces à la gauche du numéro de page. L'en-tête est utilisé pour identifier les pages du manuscrit au cours du processus éditorial. En  utilisant de MS Word, lorsque le numéro de page et l’en-tête sont insérés dans une page, ils apparaissent automatiquement sur toutes les autres pages.

I. Adresses de l’Internet: toutes les adresses "URL" (liens vers l'Internet) dans le texte (ex:. http://pkp.sfu.ca) doivent  être activées.

J. Références: Commencez  une nouvelle page pour la section Références, avec ce titre centralisé sur la première ligne ci-dessous l'en-tête. Seulement les oeuvres consultées et mentionnées dans le texte doivent figurer dans cette section. Continuez à utiliser double interligne et ne laissez pas d'espace parmi les citations. Les références doivent être cités  par ordre alphabétique par nom de famille, selon les normes de l'APA (voir exemples ci-dessous). En cas de référence à plusieurs études du ou de la même auteur, il faut utiliser  l'ordre chronologique, à savoir, de l’étude plus ancien au plus récent. Les noms des auteurs ne doivent pas être remplacés par des tirets.

Exemples de Références:

1. Article de la revue scientifique. Nom, A. B. C., Nom, A. L., & Nom, R. S. (année). Titre de l'article. Nom de la Revue  en italique, volume (nombre), première page,  page finale. Insérez le numéro DOI

2. Article de revue scientifique publiée uniquement sous  format électronique. Nom, A. B. C. (année, mois). Titre de l'article. Nom de la Revue   en italique, volume,  le  mois, le jour, l'année,  spécifier le site http://

3. Livre,  Nom, A. B. C. (année). Titre du Livre en italique. Ville: Editeur.

4. Chapitre du livre. Nom, A. B. C.  & Nom, A. B. C. (année). Titre du Chapitre. A. en B. Nom (Ed.), Titre du livre en italique (pp. spécifiez le début et la  fin du chapitre). Ville: Editeur.

5. Oeuvre ancienne  et rééditée à une date ultérieure. Nom, A. B. C. (année). Titre du livre en italique. Ville: Editeur. [Original publié en 1979 (précisez  l'année de la première édition)].

6. Paternité Institutionnelle, Nom (année). Titre (numéro de l’édition révisée ou pas revisée). Ville: Auteur.

Articles Théoriques et Empiriques

ARTIGO DE PESQUISA: Trata-se de relato de pesquisa original. Sua estrutura consiste na seguinte ordem: introdução (desenvolvimento do problema com revisão da literatura concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); método (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos, procedimentos utilizados para condução da pesquisa – incluindo os cuidados éticos adotadas, forma de análise dos dados); resultados (relato dos achados e análises); discussão (interpretação e implicações dos resultados diante da literatura estudada) e considerações finais. Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português e inglês.  Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescindível que seja indicada a fonte.  Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

Artigo de Revisão de Literatura

Artigo de Revisão de Literatura: Trata-se de revisão sistemática, revisão de escopo, revisão integrativa ou metanálise. Deixar claro no artigo o tipo de revisão adotado. A estrutura é: Introdução, Método, Resultados, Discussão e Considerações Finais. Os artigos serão aceitos no idioma original do autor. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências. O resumo deve ter, cada um, no máximo 200 palavras e assim como o título e os descritores (palavras chave) precisam ser apresentados em português e inglês.  Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Solicita-se que um dos autores seja doutor. Caso a pesquisa tenha financiamento é imprescindível que seja indicada a fonte. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores a um manuscrito e à pesquisa comunicada, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

Relato de Experiência

Artigo contendo análise de implicações conceituais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, contendo o trabalho e o trabalhar como eixo central. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo os resumos, figuras, tabelas e referências. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português, inglês, espanhol e francês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde. (Citar entre 3 e 5 descritores). Seção aberta para o público em geral. Caso se refira a um ensaio clínico é necessário informar o Registro no ICMJ (International Committee of Medical Journal Editors) no final do artigo.

Resenha (de livro ou filme)

Trata-se de revisão crítica de obra publicada até 1 ano, orientando o leitor quanto a suas características e usos potenciais. É fundamental que não se trate apenas de um sumário ou revisão dos capítulos da obra, mas efetivamente uma crítica. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 30 páginas incluindo todos os seus elementos. Aceita-se também resenha críticas de Filmes dentro do escopo da Revista. O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção aberta para o público em geral. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores ao manuscrito, os autores precisam informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

 

Entrevista

Entrevista: Trata-se de um texto em que contenha uma interação acadêmica de qualidade. O entrevistado e o entrevistador precisam abordar de forma crítica, reflexiva e provocativa opiniões que versem sobre o mundo do trabalho na contemporaneidade. É, portanto, uma conversa entre duas ou mais pessoas com um fim determinado com perguntas feitas pelo entrevistador de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado, no escopo da revista. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitada a 20 páginas incluindo todos os seus elementos O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção exclusiva para doutores.

Apresentar ao final as formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

 

Ensaio

Trata-se de um texto teórico, que problematiza, contemplando uma exposição lógica e reflexiva com uma argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento do autor. Por ser uma reflexão circunstanciada, traz maior liberdade por parte do autor para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante, vinculado ao escopo da revista. Não possui seções pré-determinadas. Este tipo de contribuição está limitado a 20 páginas incluindo todos os seus elementos O título, resumo (máximo 200 palavras) e os descritores (palavras chave) devem ser apresentados em português e inglês. Selecionar os descritores de acordo com as regras dos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde (Citar entre 3 e 5 descritores).  Seção exclusiva para doutores. Como expressão de transparência e reconhecimento das diferentes contribuições de pesquisadores no ensaio, o manuscrito deve informar no final do texto de modo preciso as contribuições específicas de cada um dos autores (nominando Autor 1, Autor 2 e assim sucessivamente sem identificação nominal).

Formas de contribuições de autoria: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização (CRediT - Contributor Roles Taxonomy).

 

DOSSIÊ

Segue de acordo com o tipo de publicação. Informar o Nome do Dossiê na Submissão.

DOSSIÊ SAÚDE MENTAL NO TRABALHO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Consultar as políticas de seção da revista no link:

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/about/submissions

Dossiê: Fatores Humanos: Saúde e Segurança no Trabalho

De acordo com as políticas da Revista. Recebemos Artigos de Pesquisa; Artigo de Revisão de Literatura; Relato de Experiência; Resenha (de livro ou filme); Entrevista; Ensaio (conferir regras de cada um em Políticas de Seção)

Dossiê: Trabalho, Subjetividades e Práticas Clínicas

Abrimos a chamada para um Dossiê Temático cujo tema é: Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas

 

- Cada autor(a) e/ou co-autor(a) poderá submeter apenas um artigo;

- Os artigos devem seguir todas as instruções e normas para Submissões constantes no site: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/index

- Recebemos Artigos de Pesquisa; Artigo de Revisão de Literatura; Relato de Experiência; Resenha (de livro ou filme); Entrevista; Ensaio (conferir regras de cada um em Políticas de Seção)

- Ao fazer a submissão escolha a OPÇÃO: Dossiê Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas

 

 

Cronograma

Lançamento: 01/12/2023

Submissões: até 18 de março 2024

Avaliações: Previstas até 15 de maio de 2024

Correções pelos autores: Previstas até 20 de junho de 2024

Conferência dos Editores e Leiautes: Previstas até 01 de agosto de 2024

Conferência de Leiaute pelos autores: Previsto até 15 de agosto de 2024

Previsão de publicação: setembro de 2024 (integrando o volume 9 da Revista)

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.